Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 13 março, 2023

Como as ferramentas de planejamento escolar podem transformar as práticas em sala de aula?

Planejamento escolar: na imagem há quatro mãos escrevendo e mexendo em um notebook e fazendo anotações. Em cima da mesa há canetas, post-its, livros, etc.

Tempo estimado de leitura: 4

O desenvolvimento de um planejamento eficiente de aulas é uma das principais responsabilidades dos gestores e professores, afinal, é por meio disso que se estabelecem os objetivos a serem alcançados em classe.

No entanto, é muito comum encontrar dificuldades nesse processo, o que acaba resultando em planos de aula pouco eficazes. Nesse sentido, é aí que entram as ferramentas de planejamento.

Os recursos vão desde formações livres na modalidade EaD até planos prontos e ajudam os professores a elaborarem aulas mais dinâmicas e alinhadas aos objetivos educacionais.

Neste artigo, vamos mostrar como as ferramentas de planejamento de aula podem fazer toda a diferença na qualidade do ensino e como podemos ajudar você nesse processo.

Práticas para o desenvolvimento do planejamento escolar

A escola deve definir objetivos e metas para que os professores possam desenhar, então, tudo o que será feito ao longo do ano.

Para que o gestor possa desenvolver um bom planejamento escolar para os docentes, é preciso seguir algumas estratégias.

Em primeiro lugar, é fundamental ter clareza na hora de definir as metas e os objetivos para o ensino e a aprendizagem. Nesse sentido, o plano estratégico da instituição deve ser o guia para o desenvolvimento do planejamento escolar dos professores.

Isso garantirá que eles tenham a oportunidade de contribuir com ideias e sugestões, já que é essencial que se envolvam no processo de planejamento. Assim, o gestor pode, por exemplo, estimular reuniões e grupos de trabalho que promovam a participação ativa de todo o corpo docente.

Outra medida importante é fornecer recursos e materiais que ajudem os educadores a desenvolverem o planejamento escolar, como treinamentos, livros didáticos, softwares educacionais, entre outros.

Ainda, para assegurar a correta implantação do que foi previsto, o gestor deve monitorar e avaliar regularmente o desenvolvimento das etapas, fazendo ajustes, se necessário.

Por fim, para fomentar a cultura de planejamento escolar, é importante incentivar a reflexão dos professores sobre suas próprias práticas e estimular que eles pensem de forma estratégica sobre o ensino e a aprendizagem.

Dessa forma, é possível criar uma cultura que contribua para o bom desempenho dos alunos e para a melhoria da qualidade da educação.

Elementos essenciais para um planejamento escolar de sucesso

Para elaborar um planejamento eficiente de aulas, é preciso seguir alguns passos importantes.

  1. Conheça as necessidades, os interesses e as habilidades dos alunos. Essa etapa ajudará a definir os objetivos de aprendizagem e a escolher as atividades mais adequadas para cada caso e turma.
    1. A partir do conhecimento dos estudantes, é preciso definir quais são os objetivos de aprendizagem para cada aula. Essas finalidades devem ser claras e específicas e estar em conformidade com o plano de ensino da disciplina.
    2. Além disso, é crucial escolher as atividades que contribuirão para alcançar os objetivos de aprendizagem, bem como determinar os recursos necessários para colocá-las em prática e organizar o tempo disponível para cada aula.
  1. Defina como serão feitas as avaliações do processo de aprendizagem dos alunos. A avaliação pode incluir testes, trabalhos em grupo, participações em sala, entre outros recursos.
  1. Avalie regularmente o processo de ensino e aprendizagem e, se necessário, faça ajustes no planejamento de aulas, para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Quais são as características fundamentais de um bom planejamento escolar?

  • Estar alinhado com as metas e os objetivos da escola, seguindo as diretrizes curriculares estabelecidas para cada série ou disciplina em questão.
  • Ser flexível o suficiente para que seja possível fazer ajustes durante o ano letivo, dando liberdade para incluir as necessidades e os interesses dos alunos e garantindo o alcance dos objetivos de aprendizagem propostos.
  • Ser claro e fácil de entender para todos os envolvidos no processo educacional, ou seja, professores, alunos, pais e gestores escolares.
  • Ter objetivos de aprendizagem bem-definidos e mensuráveis, que permitam avaliar o progresso dos alunos ao longo do ano.
  • Permitir que os professores sejam criativos em sua abordagem de ensino, a fim de manter os estudantes engajados e motivados.
  • Levar em conta a diversidade do corpo discente e incluir estratégias para atender às necessidades de aprendizagem de todos.
  • Ter critérios claros de avaliação para medir o progresso dos alunos e identificar as áreas que precisam ser melhoradas.

É muito importante que o desenvolvimento seja feito em colaboração com outros professores e membros da equipe escolar, para garantir a integração das diferentes disciplinas e a consistência em toda a instituição.

Ferramentas de planejamento escolar para práticas pedagógicas de qualidade

Sabemos que um bom planejamento é fundamental para uma educação de qualidade. A partir disso, a Conquista desenvolveu um modelo de plano de aula anual.

Esse plano é elaborado por uma equipe de profissionais especializados e tem a finalidade de assegurar uma abordagem coerente e organizada dos conteúdos. Isso permite que os docentes tenham uma visão geral do que será desenvolvido ao longo do ano letivo e possam, assim, se preparar adequadamente.

Conheça as vantagens de ser uma escola Conquista:

  1. Ter à sua disposição recursos que auxiliem no planejamento das aulas. Entre eles, estão os cursos EaD para ampliação dos conhecimentos em diferentes temáticas, o mapa curricular integrado e o programa de recomposição de aprendizagens.
  1. Contar com recursos que potencializam e enriquecem os momentos em sala, como planos de aula para alguns temas específicos, livro do professor com orientações metodológicas, planner com sugestões de como usar o material do Ensino Infantil e do Ensino Médio e dispositivos educacionais na modalidade digital (áudios, vídeos, ferramentas de realidade aumentada, entre outros), além de uma plataforma de avaliações que conta com um banco de mais de 140 mil questões.

Todos esses recursos são valiosos para os professores que desejam aprimorar suas práticas pedagógicas e desenvolver um planejamento escolar mais eficiente e adequado às necessidades dos estudantes.

Com o apoio dessas ferramentas, os docentes podem se sentir mais confiantes e seguros para enfrentar os desafios do cotidiano profissional e oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos.

É importante destacar que esses recursos são apenas uma base e que a criatividade e a inovação são sempre bem-vindas para tornar as aulas ainda mais interessantes.

Ah, e não deixe de usar os materiais sobre planejamento que disponibilizamos para você, combinado? É fundamental que os professores e os gestores parceiros conheçam e utilizem essas ferramentas, pois elas podem ajudar a otimizar o tempo e a tornar o processo de ensino e aprendizagem ainda mais eficiente e proveitoso.

Quer saber mais sobre planejamento escolar e receber mais dicas sobre o universo da educação? Não deixe de acompanhar o Blog da Conquista e as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn!


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais