Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 18 dezembro, 2023

Campanha de matrículas 2024: dicas para captar e reter mais alunos

Campanha Matrículas 2024

Tempo estimado de leitura: 4


Conquistar e reter alunos nem sempre é fácil. Mas a boa notícia é que, com uma estratégia adequada, sua campanha de matrículas 2024 pode ser um grande sucesso.  

Campanhas bem-estruturadas e bem-executadas são capazes de promover um crescimento saudável das escolas, garantindo não apenas a captação de novos estudantes, mas também a retenção dos já matriculados.  

Quer saber como atrair e encantar os alunos? Então continue a leitura do artigo e veja nossas dicas essenciais e práticas. 

1) Crie a sua meta de captação 

Estabelecer metas reais de captação na campanha de matrículas é crucial para a criação da estratégia e para o sucesso.  

Antes de tudo, para criar as metas, a sua escola precisa estabelecer qual é o propósito por trás delas. E, depois, traçar planos de ação para atingi-las. 

Para isso, você pode usar as seguintes perguntas como base das metas da sua escola: 

  1. Quantos alunos devo manter na escola? 
  2. Quantos alunos devo conquistar? 
  3. Quantos meses vai durar a campanha?  
  4. Qual será a meta de cada mês? 

Para te ajudar nessa tarefa, a Conquista preparou uma planilha com os principais pontos para te ajudar a contabilizar tudo o que você precisa para colocar sua campanha de matrículas em ação. 

Isso porque ter metas claras auxilia na motivação da sua equipe, na percepção de necessidades e oportunidades e no crescimento da sua escola. 

2) Conheça o seu público 

Um dos primeiros passos para o sucesso da sua campanha de matrículas é conhecer muito bem o seu público-alvo.  

Uma boa pedida é criar uma persona. Essa técnica consiste na representação do seu cliente ideal e vai além de informações como faixa etária e profissão, pois apresenta histórias pessoais, propósitos detalhados e dores.  

Além disso, vale destacar que a compreensão profunda do seu público pode impulsionar o crescimento e a estabilidade da sua instituição de ensino em longo prazo. 

E por onde começar?  

  1. Coletar dados: para conhecer bem seu público e determinar a sua persona, faça, durante o ano, pesquisas de satisfação com as famílias da sua escola. Ademais, você também pode utilizar as respostas positivas a favor da sua campanha: escolha as melhores e ressalte-as como diferenciais genuínos da sua instituição. 
  2. Criar uma estratégia: identifique as famílias promotoras da marca da sua instituição e em seguida monte um plano de ação para reverter a situação das famílias neutras ou insatisfeitas. 
  3. Definir um perfil: com os dados em mãos, chegou a hora de identificar os perfis das famílias e montar a persona ideal da sua escola.  

3) Treine a sua equipe de atendimento  

Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Pois é, e isso também vale para a sua equipe de atendimento da campanha de matrículas.  

Para encantar e fidelizar famílias, que tal treinar a sua equipe de atendimento com o time pedagógico? Assim, o atendimento conseguirá compreender com mais clareza os diferenciais de ensino e metodológicos da sua escola.   

Outra dica é a criação de um guia de atendimento com perguntas e respostas padronizadas. O documento é superimportante para definir uma abordagem nos mais variados canais de comunicação e, é claro, orientar a equipe.   

Além disso, vale destacar que é essencial estar atento às mudanças do seu público e da sua escola. E o atendimento deve estar sempre atualizado, viu?  

Para ajudar no treinamento, tenha estas perguntas em mente:  

  1. Sua equipe de atendimento conhece o propósito da escola? 
  2. Sua equipe sabe encantar as famílias que estão no colégio? E as que estão visitando o local pela primeira vez? 
  3. As pessoas da sua equipe conhecem os serviços que são oferecidos, os benefícios, os pontos fortes etc.? 

4) Invista na caracterização da sua escola 

Assim como o atendimento, a caracterização da escola é uma das primeiras impressões que a família vai ter. 

Ambientar a sua escola de acordo com a estratégia da sua campanha de matrículas é importante para passar credibilidade, segurança e harmonia. 

  1. Fachada: você sabia que a fachada pode gerar identificação nas famílias? Sendo assim, ela deve representar a sua escola totalmente.  
  2. Sala da campanha de matrículas: que tal preparar um ambiente acolhedor e atrativo? Você pode criar uma sala com os materiais de campanha e aproveitar para comunicar um pouco mais sobre o propósito e os valores da sua instituição escolar.  
  3. Padronização dos materiais: na hora de produzir os materiais da campanha, como faixas, estampas para camisetas e anúncios, certifique-se de que toda a identidade visual esteja legível e coerente. 

5) Cuide da presença digital da sua escola 

62% dos consumidores acreditam que empresas presentes nas redes sociais dão mais segurança na hora de fechar algum negócio, de acordo com o Guia do Marketing nas Redes Sociais de 2022. E isso também vale para as escolas!  

Assim, ter uma presença digital é fundamental para a atração e retenção das famílias. Afinal, a Internet é um espaço no qual o público tem acesso às avaliações e aos valores da sua instituição.  

Para ajudar na construção de presença, use as seguintes perguntas norteadoras: 

  1. Qual é o seu propósito?  
  2. Quais são os valores que você quer passar? 
  3. Como você quer que a sua instituição seja vista digitalmente? 

Para saber mais sobre o marketing educacional, confira o post: Marketing educacional: 6 dicas para aplicar na sua escola.

6) Fortaleça as indicações através de parceiros 

Utilize as marcas e organizações parceiras como forma de divulgação da sua campanha de matrículas 2024, fechando uma parceria com elas. Assim, você pode acabar garantindo a adesão de alunos através de indicações. 

Através da parceria estratégica com empresas ou até mesmo escolas que não façam parte de redes concorrentes, a sua vai ficar mais conhecida na região. Ademais, essa colaboração pode ser muito benéfica para sua campanha de matrículas e vai conectar mais pais e responsáveis com a sua instituição.  

Campanha de matrículas 2024  

Sabia que as escolas parceiras Conquista têm acesso a vários materiais e formações sobre campanha de matrículas 2024? Afinal, nossa maior conquista é ver a sua escola crescer.  

Com o nosso posicionamento pedagógico, atendemos aos requisitos de uma educação contemporânea, desenvolvendo em nossos alunos a capacidade de mobilizar conhecimentos e habilidades, com valores e atitudes que permitem atuar no mundo de forma ética e transformadora.  

Tendo em vista o nosso posicionamento, o tema da campanha de matrículas e rematrículas 2024 é: “A educação é a chave para grandes conquistas.” Saiba mais sobre o tema na live da Semana no Marketing 

Quer conhecer melhor nossas soluções, assessorias e materiais didáticos? Então venha conversar com a gente!  

Já é parceiro? Para saber mais sobre este e outros assuntos, continue em nosso blog ou acesse nosso Instagram e LinkedIn 

Leia mais: Férias escolares: atividades para fazer com as crianças


Artigos Relacionados

Família
+
Festa Junina na escola

Festa Junina na escola: como incluir alunos e famílias

Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o período da Festa Junina na escola, algo bastante esperado por alunos, professores e famílias. É um momento em que as…

Leia mais

Família
+
Família e escola

Família e escola: uma relação que transforma o desenvolvimento da criança

Construir uma relação entre família e escola é um grande desafio para as instituições escolares. Muitas vezes pais e instituição têm interesses e necessidades diferentes,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas na escola: tudo o que você precisa saber

A gestão de pessoas é uma parte essencial para o bom funcionamento de uma escola. Afinal de contas, são os colaboradores que fazem a dinâmica escolar acontecer todos os…

Leia mais

Socioemocional
+
Competências socioemocionais

Como competências socioemocionais ajudam no desempenho acadêmico

Um estudo realizado em Sobral (CE) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, mostrou importantes…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais