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Conquistar e reter alunos nem sempre é fácil. Mas a boa notícia é que, com uma estratégia adequada, sua campanha de matrículas 2024 pode ser um grande sucesso.
Campanhas bem-estruturadas e bem-executadas são capazes de promover um crescimento saudável das escolas, garantindo não apenas a captação de novos estudantes, mas também a retenção dos já matriculados.
Quer saber como atrair e encantar os alunos? Então continue a leitura do artigo e veja nossas dicas essenciais e práticas.
1) Crie a sua meta de captação
Estabelecer metas reais de captação na campanha de matrículas é crucial para a criação da estratégia e para o sucesso.
Antes de tudo, para criar as metas, a sua escola precisa estabelecer qual é o propósito por trás delas. E, depois, traçar planos de ação para atingi-las.
Para isso, você pode usar as seguintes perguntas como base das metas da sua escola:
- Quantos alunos devo manter na escola?
- Quantos alunos devo conquistar?
- Quantos meses vai durar a campanha?
- Qual será a meta de cada mês?
Para te ajudar nessa tarefa, a Conquista preparou uma planilha com os principais pontos para te ajudar a contabilizar tudo o que você precisa para colocar sua campanha de matrículas em ação.
Isso porque ter metas claras auxilia na motivação da sua equipe, na percepção de necessidades e oportunidades e no crescimento da sua escola.
2) Conheça o seu público
Um dos primeiros passos para o sucesso da sua campanha de matrículas é conhecer muito bem o seu público-alvo.
Uma boa pedida é criar uma persona. Essa técnica consiste na representação do seu cliente ideal e vai além de informações como faixa etária e profissão, pois apresenta histórias pessoais, propósitos detalhados e dores.
Além disso, vale destacar que a compreensão profunda do seu público pode impulsionar o crescimento e a estabilidade da sua instituição de ensino em longo prazo.
E por onde começar?
- Coletar dados: para conhecer bem seu público e determinar a sua persona, faça, durante o ano, pesquisas de satisfação com as famílias da sua escola. Ademais, você também pode utilizar as respostas positivas a favor da sua campanha: escolha as melhores e ressalte-as como diferenciais genuínos da sua instituição.
- Criar uma estratégia: identifique as famílias promotoras da marca da sua instituição e em seguida monte um plano de ação para reverter a situação das famílias neutras ou insatisfeitas.
- Definir um perfil: com os dados em mãos, chegou a hora de identificar os perfis das famílias e montar a persona ideal da sua escola.
3) Treine a sua equipe de atendimento
Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Pois é, e isso também vale para a sua equipe de atendimento da campanha de matrículas.
Para encantar e fidelizar famílias, que tal treinar a sua equipe de atendimento com o time pedagógico? Assim, o atendimento conseguirá compreender com mais clareza os diferenciais de ensino e metodológicos da sua escola.
Outra dica é a criação de um guia de atendimento com perguntas e respostas padronizadas. O documento é superimportante para definir uma abordagem nos mais variados canais de comunicação e, é claro, orientar a equipe.
Além disso, vale destacar que é essencial estar atento às mudanças do seu público e da sua escola. E o atendimento deve estar sempre atualizado, viu?
Para ajudar no treinamento, tenha estas perguntas em mente:
- Sua equipe de atendimento conhece o propósito da escola?
- Sua equipe sabe encantar as famílias que estão no colégio? E as que estão visitando o local pela primeira vez?
- As pessoas da sua equipe conhecem os serviços que são oferecidos, os benefícios, os pontos fortes etc.?
4) Invista na caracterização da sua escola
Assim como o atendimento, a caracterização da escola é uma das primeiras impressões que a família vai ter.
Ambientar a sua escola de acordo com a estratégia da sua campanha de matrículas é importante para passar credibilidade, segurança e harmonia.
- Fachada: você sabia que a fachada pode gerar identificação nas famílias? Sendo assim, ela deve representar a sua escola totalmente.
- Sala da campanha de matrículas: que tal preparar um ambiente acolhedor e atrativo? Você pode criar uma sala com os materiais de campanha e aproveitar para comunicar um pouco mais sobre o propósito e os valores da sua instituição escolar.
- Padronização dos materiais: na hora de produzir os materiais da campanha, como faixas, estampas para camisetas e anúncios, certifique-se de que toda a identidade visual esteja legível e coerente.
5) Cuide da presença digital da sua escola
62% dos consumidores acreditam que empresas presentes nas redes sociais dão mais segurança na hora de fechar algum negócio, de acordo com o Guia do Marketing nas Redes Sociais de 2022. E isso também vale para as escolas!
Assim, ter uma presença digital é fundamental para a atração e retenção das famílias. Afinal, a Internet é um espaço no qual o público tem acesso às avaliações e aos valores da sua instituição.
Para ajudar na construção de presença, use as seguintes perguntas norteadoras:
- Qual é o seu propósito?
- Quais são os valores que você quer passar?
- Como você quer que a sua instituição seja vista digitalmente?
Para saber mais sobre o marketing educacional, confira o post: Marketing educacional: 6 dicas para aplicar na sua escola.
6) Fortaleça as indicações através de parceiros
Utilize as marcas e organizações parceiras como forma de divulgação da sua campanha de matrículas 2024, fechando uma parceria com elas. Assim, você pode acabar garantindo a adesão de alunos através de indicações.
Através da parceria estratégica com empresas ou até mesmo escolas que não façam parte de redes concorrentes, a sua vai ficar mais conhecida na região. Ademais, essa colaboração pode ser muito benéfica para sua campanha de matrículas e vai conectar mais pais e responsáveis com a sua instituição.
Campanha de matrículas 2024
Sabia que as escolas parceiras Conquista têm acesso a vários materiais e formações sobre campanha de matrículas 2024? Afinal, nossa maior conquista é ver a sua escola crescer.
Com o nosso posicionamento pedagógico, atendemos aos requisitos de uma educação contemporânea, desenvolvendo em nossos alunos a capacidade de mobilizar conhecimentos e habilidades, com valores e atitudes que permitem atuar no mundo de forma ética e transformadora.
Tendo em vista o nosso posicionamento, o tema da campanha de matrículas e rematrículas 2024 é: “A educação é a chave para grandes conquistas.” Saiba mais sobre o tema na live da Semana no Marketing.
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