Família Postado no dia: 19 janeiro, 2021

Entenda a relação entre neurociência e a educação

neurociência e educação

Tempo estimado de leitura: 2

Com certeza você já deve ter escutado a palavra neurociência em algum lugar, mas você sabe do que se trata? É um campo novo da ciência, mas extremamente importante, que como o próprio nome sugere, estuda o cérebro humano. A partir dela, podemos entender como funciona o desenvolvimento cerebral, ou seja, como nós pensamos e aprendemos. E é justamente por isso que existe uma grande relação entre neurociência e educação. 

Quando conhecemos melhor as estruturas do cérebro e o seu funcionamento, fica mais fácil traçar estratégias que potencializam o ensino. Inclusive, a neurociência tem derrubado muitas crenças a respeito do que sabemos sobre aprender. Já existem evidências científicas de que os seres humanos são capazes de receber conteúdos de diferentes formas e respondem de maneiras distintas aos estímulos que recebem.

E o que isso muda na prática?

Sabe aquela distinção que costumamos fazer entre razão e emoção? Em nosso cérebro, as coisas funcionam bem diferente. Sentimentos como medo ou alegria, por exemplo, são uma resposta de pequenas estruturas chamadas amígdalas, localizadas no miolo do cérebro. E quando recebemos estímulos que despertam essas emoções, ocorrem milhares de conexões entre as amígdalas e as partes do cérebro responsáveis pelo raciocínio, memória, concentração e cognição.

Agora, com base nesse mesmo raciocínio, pense na maneira como um conteúdo chega ao aluno na escola. Ele terá relação direta com seus colegas e professores, e será empacotado em emoções determinantes para o aprendizado. O importante não é o conteúdo, mas sim a função cerebral que ele é capaz de estimular e o fato de que essa mesma função pode ser estimulada de inúmeras formas. 

Pesquisas sobre o funcionamento do cérebro de estudantes comprovam que afinidade, empatia e contato visual em sala de aula fazem a diferença. Essa mudança de abordagem que relaciona neurociência e educação está contemplada inclusive na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As diretrizes do documento orientam que na Educação Infantil, por exemplo, tudo acontece por meio da interação e da brincadeira.

Falando em BNCC e emoções…

A aplicação da neurociência na educação tem relação direta com as competências gerais apontadas pela BNCC. Em linhas gerais, o objetivo delas é desenvolver capacidades socioemocionais consideradas essenciais na formação dos cidadãos do futuro.

Por isso é importantíssimo que, desde cedo, as escolas comecem a falar com as crianças sobre suas emoções e seus relacionamentos. Especialistas em neurociência, como a  doutora em Ciências pela USP, Carla Tieppo, e o renomado cientista Miguel Nicolelis, acreditam que educadores devem evitar trabalhar baseados em regras ou na normatização das relações.

Para formar cidadãos tolerantes e com o senso crítico, a educação precisa proporcionar experiências que façam as crianças serem protagonistas do aprendizado. Assim, elas podem errar, arriscar e perceber o valor de ser humano. Contação de histórias e atividades em que os participantes trocam olhares são muito indicadas nesse sentido.

Por fim, é fundamental salientar que, apesar de não ocuparem mais o centro, pais e professores também têm um papel muito importante nesse processo. O exemplo e o compartilhamento de vitórias são fundamentais para a formação das sinapses e das associações cognitivas que as crianças carregarão para o resto de suas vidas.

Deu pra perceber que é até difícil falar em neurociência sem lembrar da educação, não é mesmo? Aqui no Blog da Conquista você pode acompanhar essa e outras abordagens que são tendência no ensino e na aprendizagem. Fique pode dentro das novidades também em nossos perfis no Facebook e Instagram. Seja nosso parceiro!

Leia mais: Como ensinar respeito e tolerância às diferenças em sala de aula


Artigos Relacionados

Sem categoria
+

Como melhorar a comunicação com as famílias na escola

Fortalecer a comunicação escolar com pais é sem dúvida um dos maiores desafios — e também uma das maiores oportunidades — para os gestores escolares atualmente. Em um…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Importância da Formação Contínua de docentes

Importância da Formação Contínua de docentes

Gerir uma escola no Brasil não é uma tarefa simples. Afinal, são muitos os desafios enfrentados por diretores e coordenadores que, mesmo cansados, mantêm o compromisso de…

Leia mais

Sem categoria
+
Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada: uma conexão com o futuro da educação As inovações tecnológicas, o surgimento de diversas metodologias e as demandas de uma sociedade cada vez mais…

Leia mais

Sem categoria
+

Gestor escolar: como equilibrar liderança e bem-estar?

Você já parou para contar quantas horas por dia pensa na escola? Não estou falando apenas do horário de trabalho oficial. Estou falando daquelas ideias que pipocam durante o…

Leia mais

Sem categoria
+

Como fazer uma reunião pedagógica eficiente e acolhedora

Segunda-feira, 8h da manhã, primeira reunião pedagógica pós-férias. O ar condicionado ainda está gelado demais, o café chegou morno e você vê nos rostos da equipe aquela…

Leia mais

Sem categoria
+

Como usar o feedback de alunos e famílias na escola

Sabe aquela sensação de que você está fazendo o melhor possível pela escola, mas às vezes parece que algo não está conectando? Como se houvesse uma conversa importante…

Leia mais

Sem categoria
+

Inovação na escola pequena: o que implementar?

Quando se fala em inovação na educação, é comum imaginar salas de aula tecnológicas, laboratórios modernos, softwares avançados e metodologias sofisticadas. Mas, na…

Leia mais

Sem categoria
+
Indicadores para acompanhar a saúde financeira da escola

Indicadores para acompanhar a saúde financeira da escola

 A gestão escolar, para ser completa, precisa ir além da organização pedagógica e do cuidado com os alunos. A parte administrativa, especialmente a gestão financeira, é…

Leia mais

Sem categoria
+

A importância de um sistema de ensino que se adapta à escola

Todo gestor escolar sabe: nenhuma escola é igual à outra. Há escolas maiores e menores, urbanas e rurais, com propostas pedagógicas diversas, equipes mais ou menos…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Como planejar o segundo semestre letivo com mais tranquilidade

Com o fim do primeiro semestre letivo se aproximando, muitos gestores escolares se veem diante de um desafio recorrente: como organizar o planejamento escolar do segundo semestre…

Leia mais