Não categorizado Postado no dia: 10 março, 2021

Como motivar os alunos no ensino híbrido

motivar os alunos

Tempo estimado de leitura: 2

Se você fosse estudante, o que despertaria sua curiosidade e o prazer em aprender? De que jeito gostaria de estudar? Motivar os alunos no ensino híbrido, seja nos modelos sustentados seja nos disruptivos, demanda empatia. É constante o exercício de compreender o que ele espera do material didático e o que faz sentido em cada momento de estudo.

Lembre-se de que a autonomia e o pensamento crítico do estudante estão sendo estimulados. Logo, ele se torna mais sagaz e também espera mais dos materiais, das abordagens e do relacionamento com a equipe escolar. 

Neste texto, abordamos o que pode contribuir para motivar os alunos no ensino híbrido:

  • Materiais didáticos lúdicos e criativos.
  • Educação empreendedora e financeira.
  • Integração entre pais, alunos e professores.
  • Materiais didáticos novos e atualizados.
  • Preparação para um mundo colaborativo.

Materiais didáticos lúdicos e criativos

Dar vida a personagens criados pelos alunos, apostar em materiais mão na massa e naqueles que já conquistam pela apresentação tornam a aprendizagem mais encantadora e prazerosa. 

O estudante tem vontade de aprender e de cuidar do que é seu, do que lhe traz conhecimento. De forma lúdica e criativa, esses materiais didáticos vão além do conteúdo curricular e desenvolvem competências e habilidades socioemocionais. 

Educação empreendedora e financeira

O aprendizado que faz sentido para o estudante é aquele que impacta a sua vida e a de sua comunidade. É no presente que se planeja o futuro, e faz todo sentido entender desde cedo as noções de escassez e de consumo consciente, por exemplo. 

Estimule os estudantes a criarem projetos de empreendedorismo que beneficiem a sociedade. Que tal um crowdfunding? Engaje e eles vão surpreender! 

Integração entre pais, alunos e professores

Telefone, chat, WhatsApp, e-mail, redes sociais, plataforma on-line, aplicativo da escola. Com todos esses canais de comunicação, o mínimo que pais e alunos esperam é manter o diálogo acessível e sempre aberto. 

Principalmente porque o papel da tecnologia na educação é aproximar, jamais ser uma barreira. A participação dos pais enriquece a aprendizagem, ajuda a motivar os alunos e compõe o círculo junto à escola. 

Materiais didáticos novos e atualizados

A educação está em transformação e os estudantes consomem conteúdos na velocidade dos megabytes da internet. Materiais didáticos atualizados são imprescindíveis para o desempenho dos alunos e o trabalho dos professores. 

É impossível engajar um estudante que não credibiliza seus materiais de estudo. Material

defasado é desanimador :(. Adquirir de segunda mão e reaproveitar edições desatualizadas pode custar caro no fim das contas. 

Além disso, na proposta de personalização do ensino híbrido, os alunos acessam ferramentas on-line com login próprio. Tudo diz respeito a ele, assim como os livros novos que terão o seu nome e registros de sua aprendizagem. 

Para motivá-lo, também é preciso proporcionar a melhor experiência com os materiais didáticos.

Preparação para um mundo colaborativo

Quando a proposta pedagógica está antenada com as mudanças do mundo e desenvolve habilidades e competências socioemocionais, ela prepara o estudante para a vida real. O Ensino Híbrido foca em autonomia e protagonismo, que já são motivadores para os alunos.  

Com um professor que estimula ainda mais a confiança, a empatia e o pensamento crítico, esse estudante desenvolve a capacidade de questionar, agir e colaborar. Empodere-o com conhecimento e mostre que ele fará a diferença onde se posicionar. 

Concorda com os pontos que trouxemos? Confira mais dicas sobre o universo da Educação no Blog e em nossos perfis no Facebook e Instagram.

Leia mais: Dicas para usar os personagens da Conquista em casa


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Imagem de uma professora mostrando um livro para os alunos que estão sentados na frente dela.

Como ter uma escola boa para educação infantil

Existe algo mais delicado do que receber crianças pequenas pela primeira vez longe de casa? Aquele momento em que uma mãe entrega seu bebê de um ano e meio nos seus braços,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Tendências da educação 2026: o que vem aí?

Se tem uma coisa que a última década nos ensinou é que a educação muda rápido. Muito rápido. Quem diria há dez anos que estaríamos debatendo inteligência artificial na…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Imagem de uma sala de aula vazia.

Passo a passo: como abrir uma escola particular

Então você decidiu que quer abrir uma escola. Talvez porque trabalhou anos na educação e sente que pode fazer diferente. Talvez porque percebeu uma demanda na sua região que…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Imagem de uma mão mexendo em uma calculadora

Guia: como cobrar mensalidade em atraso

Sabe aquele desconforto que dá no estômago quando você percebe que várias mensalidades estão atrasadas e precisa fazer alguma coisa a respeito? Você não entrou na…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Imagem de duas meninas, uma cadeirante, segurando livros.

Inclusão de alunos com necessidades especiais: como preparar a escola?

Receber a ligação de uma família interessada em matricular uma criança com deficiência pode gerar um frio na barriga em muitos gestores. Não porque não queiram acolher esse…

Leia mais

Empreendedorismo
+

Qual o papel do estagiário na escola: dicas para gestores

Tem uma figura que circula pela escola com aquele misto de empolgação e insegurança, observando tudo com olhos atentos, fazendo perguntas que às vezes parecem óbvias mas que…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Como escolher material didático: para onde a gestão escolar deve olhar?

Você está naquele momento crucial do ano: pilhas de catálogos sobre sua mesa, representantes comerciais ligando todos os dias, promessas mirabolantes de “sistema…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Como melhorar a comunicação com as famílias na escola

Fortalecer a comunicação escolar com pais é sem dúvida um dos maiores desafios — e também uma das maiores oportunidades — para os gestores escolares atualmente. Em um…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Importância da Formação Contínua de docentes

Importância da Formação Contínua de docentes

Gerir uma escola no Brasil não é uma tarefa simples. Afinal, são muitos os desafios enfrentados por diretores e coordenadores que, mesmo cansados, mantêm o compromisso de…

Leia mais

Sem categoria
+
Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada: uma conexão com o futuro da educação As inovações tecnológicas, o surgimento de diversas metodologias e as demandas de uma sociedade cada vez mais…

Leia mais