Não categorizado Postado no dia: 25 janeiro, 2021

Como usar a interdisciplinaridade na escola para trabalhar o coronavírus com os alunos?

interdisciplinaridade

Tempo estimado de leitura: 3

Os cuidados com o novo coronavírus continuam fazendo parte da rotina de todos nós no Brasil e também no mundo. O vírus e as mudanças impostas pelo isolamento social são ferramentas que oferecem uma série de reflexões e possibilidades de aprendizado, por exemplo.

Essa construção de conhecimento pode acontecer em várias áreas, para estudar itens que já fazem parte do currículo escolar. A reprodução dos vírus e a propagação de fake news na mídia, bem como as mudanças nas relações sociais, são alguns exemplos. Para ajudar você a utilizar a interdisciplinaridade para trabalhar o coronavírus com os alunos, separamos algumas sugestões de atividades. Vamos lá?

A interdisciplinaridade na escola usando o coronavírus de acordo com cada matéria

Língua Portuguesa, no Ensino Médio 

A matéria pede reflexões que possam ser usadas em textos dissertativo-argumentativos, por isso, uma maneira de trabalhar a interdisciplinaridade na escola é abordando a disseminação de fake news sobre o coronavírus no momento presente, bem como informações, dados, referências e fontes confiáveis. 

Além disso, é possível pedir que os alunos assistam filmes (como “A Gripe” ou “Pandemia”) e escrevam dissertações com temas específicos. Essa é uma maneira de fazer com que treinem suas capacidades argumentativas e também de ajudá-los na criação das habilidades textuais listadas na Base Nacional Comum Curricular

Biologia, no Ensino Fundamental 2

A matéria pode abordar os aspectos vitais do vírus: reprodução, disseminação e doença. Essa é uma maneira de falar sobre o tema e relacionar com os conteúdos necessários para a formação do aluno em Biologia. 

Inclusive, uma das possibilidades é trabalhar assuntos como vacina, sua eficácia e reações, e seus impactos no Brasil e no mundo. Essa reflexão facilita a transmissão de conhecimentos e ainda constrói capacidades argumentativas que podem ser utilizadas em outros momentos. 

Uma sugestão de atividade é criar um quiz informativo, no qual os alunos podem ser divididos em grupos e cada um deles monta um jogo de perguntas sobre o novo coronavírus. Vence quem responder o maior número de perguntas corretamente. Dessa forma, há o incentivo à pesquisa, à montagem do quiz e ao trabalho em equipe.

História, no Ensino Fundamental 2

Aqui é possível trabalhar interdisciplinaridade na escola com fatos como a Gripe Espanhola, o movimento antivacina e seus desdobramentos para a época. Da mesma forma, pode-se fazer um link direto com a pandemia de 2009, também causada pelo vírus influenza (H1N1), e com os acontecimentos atuais, causados pelo coronavírus. 

Demonstre a evolução biológica conquista por meio da história com os números atingidos em cada uma das pandemias apresentadas, assim como a capacidade de conhecimentos biológicos e tecnológicos que temos na atualidade. Que tal sugerir aos alunos a criação de infográficos simples para representar e informar sobre essa evolução biológica? 

Geografia, no Ensino Fundamental 1 e 2

Para o estudo, uma das possibilidades é analisar mapas e países afetados pelo novo coronavírus. Dessa forma, os alunos conseguem desenvolver conhecimentos mais específicos sobre localização geográfica e os impactos dos atuais acontecimentos no mundo. 

A globalização também é um tema que pode ser explorado. A partir dele, crianças e adolescentes podem entender melhor sobre a integração política, econômica e cultural, além dos impactos que a pandemia gera no mundo. 

Para ilustrar esse efeito global, uma atividade que pode ser bastante produtiva e interativa é a criação de um globo terrestre, como um mapa-múndi. A turma dividida em pequenos grupos pode aproveitar os materiais em sala de aula, ou combinar de trazer objetos de casa, como bolas, isopor, revistas, etc., para bolar o globo.

Filosofia, para o Ensino Fundamental 2 e o Ensino Médio

Muitas reflexões vão surgir a partir do tema. Dentre elas, os caminhos que o mundo vai seguir a partir do fim da pandemia e a qualidade das interações humanas após um período tão grande de isolamento. Experimente trabalhar isso durante as aulas de Filosofia com o intuito de desenvolver capacidades argumentativas, conhecimento e criatividade. 

Ademais, uma sugestão de atividade é propor aos estudantes que expressem sua opinião sobre o tema, deixando a critério de cada um a escolha de como ela será expressa – pode ser um texto, um desenho, uma pintura ou um discurso.


E você, como tem usado a interdisciplinaridade na escola para trabalhar o coronavírus com os alunos? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais. Acompanhe o Instagram, o Facebook e YouTube da Conquista e fique por dentro de todas as orientações para este período de pandemia e isolamento social.

Leia mais: O verdadeiro significado do empreendedorismo


Artigos Relacionados

Sem categoria
+
Diretor de escola conversando com pais de forma acolhedora

Relacionamento Escola-Família: Encantamento em 2026

O início de um novo ano letivo é sempre cercado de expectativas. Para os gestores de escolas privadas, o desafio em 2026 vai além da matrícula: o foco agora é a fidelização…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Imagem de uma professora mostrando um livro para os alunos que estão sentados na frente dela.

Como ter uma escola boa para educação infantil

Existe algo mais delicado do que receber crianças pequenas pela primeira vez longe de casa? Aquele momento em que uma mãe entrega seu bebê de um ano e meio nos seus braços,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Tendências da educação 2026: o que vem aí?

Se tem uma coisa que a última década nos ensinou é que a educação muda rápido. Muito rápido. Quem diria há dez anos que estaríamos debatendo inteligência artificial na…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Imagem de uma sala de aula vazia.

Passo a passo: como abrir uma escola particular

Então você decidiu que quer abrir uma escola. Talvez porque trabalhou anos na educação e sente que pode fazer diferente. Talvez porque percebeu uma demanda na sua região que…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Imagem de uma mão mexendo em uma calculadora

Guia: como cobrar mensalidade em atraso

Sabe aquele desconforto que dá no estômago quando você percebe que várias mensalidades estão atrasadas e precisa fazer alguma coisa a respeito? Você não entrou na…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Imagem de duas meninas, uma cadeirante, segurando livros.

Inclusão de alunos com necessidades especiais: como preparar a escola?

Receber a ligação de uma família interessada em matricular uma criança com deficiência pode gerar um frio na barriga em muitos gestores. Não porque não queiram acolher esse…

Leia mais

Empreendedorismo
+

Qual o papel do estagiário na escola: dicas para gestores

Tem uma figura que circula pela escola com aquele misto de empolgação e insegurança, observando tudo com olhos atentos, fazendo perguntas que às vezes parecem óbvias mas que…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Como escolher material didático: para onde a gestão escolar deve olhar?

Você está naquele momento crucial do ano: pilhas de catálogos sobre sua mesa, representantes comerciais ligando todos os dias, promessas mirabolantes de “sistema…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Como melhorar a comunicação com as famílias na escola

Fortalecer a comunicação escolar com pais é sem dúvida um dos maiores desafios — e também uma das maiores oportunidades — para os gestores escolares atualmente. Em um…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Importância da Formação Contínua de docentes

Importância da Formação Contínua de docentes

Gerir uma escola no Brasil não é uma tarefa simples. Afinal, são muitos os desafios enfrentados por diretores e coordenadores que, mesmo cansados, mantêm o compromisso de…

Leia mais