Socioemocional Postado no dia: 1 setembro, 2022

Setembro Amarelo: como abordar esse tema com os alunos?

Setembro amarelo

Tempo estimado de leitura: 3

O mês de setembro começou e, com ele, começa também a campanha Setembro Amarelo. Você já parou para pensar que falar sobre o assunto é uma ação fundamental para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais️?

Sentir alegria, tristeza, decepção, euforia, entre outras emoções, faz parte da nossa vida, e saber lidar conscientemente com cada sentimento é essencial para uma boa saúde mental e uma vida plena.

Quer saber como abordar esse tema na sala de aula? Então, continue a leitura, que vamos mostrar maneiras de tratar desse assunto. Vamos lá!

O que é o Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo é uma campanha iniciada por diversas instituições com o objetivo de dar visibilidade e de fornecer informação sobre a importância de falar a respeito do suicídio e da saúde mental.

Devido à importância do assunto, abordar o Setembro Amarelo nas escolas é superimportante, já que é lá onde as crianças e os adolescentes passam a maior parte do tempo. Além disso, a escola é um dos locais de mais convivência e criação de vínculos dos jovens com outras pessoas.

Vale lembrar que trabalhar esse assunto desde cedo na sala de aula pode contribuir para o aprendizado a respeito das formas de lidar com as emoções e para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Por que conversar sobre suicídio com as crianças e os adolescentes?

Por ser um assunto delicado, falar sobre suicídio é um desafio e tanto, não é mesmo? Mas conversar é realmente o melhor remédio para prevenir o suicídio.

No dia a dia, é comum que os pais evitem falar sobre o assunto com os filhos por terem a intenção de protegê-los de algum problema ou mesmo por não saberem abordar o tema em casa.

O fato é que conversar sobre essas temáticas é a melhor maneira de identificar possíveis problemas e prevenir que os filhos passem por dificuldades relacionadas à saúde mental. Além disso, é uma maneira de ficar de olho nas emoções e saber quando agir, se for identificado algo que precisa ser resolvido.

Nesse sentido, os professores e toda a equipe escolar também têm um papel muito importante ao ensinar a forma de abordar o assunto com os alunos e ao oferecer apoio às famílias, na busca da melhor maneira de lidar com o tema no dia a dia.

Como trabalhar o Setembro Amarelo nas escolas?

Agora que você já sabe que tratar das questões emocionais é fundamental para que os estudantes saibam lidar com momentos de tristeza, raiva e decepção na vida cotidiana, chegou a hora de conferir como abordar o assunto na prática. Vem ver as nossas dicas!

  • Educação infantil

Falar sobre as emoções desde cedo é superimportante para criar consciência e conhecimento sobre o tema, não é mesmo?

Para te dar uma mãozinha, que tal usar os nossos personagens para contar histórias e dar exemplos de situações do dia a dia? Assim, você poderá orientar os alunos sobre sentimentos e emoções de forma lúdica e prática. Legal, né?

  • Ensino fundamental

Contar histórias, ver filmes com as crianças e ler textos sobre o tema também são uma ótima pedida, certo?

Depois disso, você pode criar atividades lúdicas, como desenhos e murais de mensagens, para que os alunos coloquem em prática o que aprenderam e criem novas perspectivas.

Isso possibilita que eles desenvolvam as competências socioemocionais, como a gentileza, o respeito e a clareza.

  • Ensino médio

Essa talvez seja uma das fases mais conturbadas da educação escolar, por conta das mudanças físicas e emocionais enfrentadas pelos adolescentes. Soma-se a isso o fato de precisarem lidar com as escolhas para o futuro, a preparação para o Enem, as expectativas das famílias e até mesmo suas próprias.

Uma boa pedida, nesse caso, então, são os grupos de discussão, com o objetivo de possibilitar a criação de um espaço de diálogo e troca. Boas conversas são capazes de criar acolhimento, identificação e companheirismo.

Além disso, eles são uma oportunidade de a equipe escolar e as famílias acompanharem mais de perto a saúde mental dos adolescentes.

Uma questão de saúde pública

O suicídio é um problema de saúde pública que impacta toda a sociedade. Por isso, é uma questão deve ser tratada ativamente por todas as pessoas, a fim de combater preconceitos, conscientizar as pessoas e valorizar a vida!

É fundamental falar sobre o assunto desde cedo, tanto na escola quanto em casa, para que se desenvolva uma rede de apoio e de acolhimento em torno dos jovens. Assim, as crianças e os adolescentes que estiverem passando por momentos difíceis se sentirão mais seguros para buscar ajuda.

Para saber como tratar mais assuntos no ambiente escolar, continue acompanhando o Blog da Conquista e os nossos perfis no Facebook e no Instagram.


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Educadora e alunos utilizando as soluções de Conquista educacional

Conquista Educacional: o sistema de ensino que é parceiro da gestão

Pense na rotina de quem dirige uma escola. A manhã começa com um pai preocupado na recepção, segue com um professor que precisa de orientação para o conselho de classe e…

Leia mais

Gestão escolar
+
Educadora aplicando uma solução educacional

O que não pode faltar em uma solução educacional de qualidade?

Quando você compra um carro, examina vários pontos antes de fechar negócio. Motor potente importa, claro; mas sozinho não basta. Você também olha freios, sistemas de…

Leia mais

Gestão escolar
+
Diretora aproveitando melhor a gestão de tempo para diretores de escola

Gestão de tempo para diretores de escola: menos operação e mais estratégia

Que tal fazermos um exercício rápido? Tente se lembrar como foi sua última semana. Se você lida com gestão de tempo para diretores de escola no dia a dia, provavelmente já…

Leia mais

Gestão escolar
+
Coordenadora em sala com alunos, utilizando ferramentas para coordenadores

5 ferramentas para coordenadores apoiarem os professores

Quem está na coordenação pedagógica conhece bem essa sensação: o dia começa com uma agenda organizada e termina com uma lista de imprevistos que não cabia em lugar nenhum….

Leia mais

Socioemocional
+
Alunos usando um material socioemocional

A importância de contar com um material socioemocional estruturado

O modelo educacional focado exclusivamente no desenvolvimento cognitivo e na transmissão de conteúdos tem se mostrado insuficiente diante dos desafios atuais. Nesse cenário, um…

Leia mais

Gestão escolar
+
Dois estudantes para ilustrar melhor a busca de como evitar a evasão de alunos

Transição do Fundamental I para o II: como evitar a evasão de alunos?

Existe um momento crítico no calendário escolar que muitos gestores subestimam: aquele intervalo entre o quinto ano terminando e o sexto começando. Estatisticamente, é uma das…

Leia mais

Família
+

ECA Digital: como a nova lei transforma a parceria escola-família

Resposta rápida para: ECA Digital O ECA Digital é o nome popular da Lei nº 15.211/2025, que complementa o Estatuto da Criança e do Adolescente com diretrizes específicas…

Leia mais

Bett Brasil
+

Bett Brasil 2026: Guia para gestores escolares

O mês de maio se aproxima e, com ele, o evento mais aguardado pelos líderes educacionais de toda a América Latina. A Bett Brasil 2026 está batendo à porta e, para quem ocupa…

Leia mais

Gestão escolar
+

Estratégias para Melhorar a Retenção de Alunos na Sua Escola

Muitos gestores escolares investem quantias significativas na captação de novos estudantes. Ao somar os custos com publicidade, visitas guiadas, tempo da equipe de atendimento e…

Leia mais

Gestão escolar
+

Liderança humanizada: empatia e foco na gestão escolar

Na rotina da gestão escolar, o desafio de equilibrar o cumprimento de processos institucionais com a gestão de pessoas é constante. Profissionais de educação lidam com…

Leia mais