Socioemocional Postado no dia: 1 setembro, 2022

Setembro Amarelo: como abordar esse tema com os alunos?

Setembro amarelo

Tempo estimado de leitura: 3

O mês de setembro começou e, com ele, começa também a campanha Setembro Amarelo. Você já parou para pensar que falar sobre o assunto é uma ação fundamental para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais️?

Sentir alegria, tristeza, decepção, euforia, entre outras emoções, faz parte da nossa vida, e saber lidar conscientemente com cada sentimento é essencial para uma boa saúde mental e uma vida plena.

Quer saber como abordar esse tema na sala de aula? Então, continue a leitura, que vamos mostrar maneiras de tratar desse assunto. Vamos lá!

O que é o Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo é uma campanha iniciada por diversas instituições com o objetivo de dar visibilidade e de fornecer informação sobre a importância de falar a respeito do suicídio e da saúde mental.

Devido à importância do assunto, abordar o Setembro Amarelo nas escolas é superimportante, já que é lá onde as crianças e os adolescentes passam a maior parte do tempo. Além disso, a escola é um dos locais de mais convivência e criação de vínculos dos jovens com outras pessoas.

Vale lembrar que trabalhar esse assunto desde cedo na sala de aula pode contribuir para o aprendizado a respeito das formas de lidar com as emoções e para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Por que conversar sobre suicídio com as crianças e os adolescentes?

Por ser um assunto delicado, falar sobre suicídio é um desafio e tanto, não é mesmo? Mas conversar é realmente o melhor remédio para prevenir o suicídio.

No dia a dia, é comum que os pais evitem falar sobre o assunto com os filhos por terem a intenção de protegê-los de algum problema ou mesmo por não saberem abordar o tema em casa.

O fato é que conversar sobre essas temáticas é a melhor maneira de identificar possíveis problemas e prevenir que os filhos passem por dificuldades relacionadas à saúde mental. Além disso, é uma maneira de ficar de olho nas emoções e saber quando agir, se for identificado algo que precisa ser resolvido.

Nesse sentido, os professores e toda a equipe escolar também têm um papel muito importante ao ensinar a forma de abordar o assunto com os alunos e ao oferecer apoio às famílias, na busca da melhor maneira de lidar com o tema no dia a dia.

Como trabalhar o Setembro Amarelo nas escolas?

Agora que você já sabe que tratar das questões emocionais é fundamental para que os estudantes saibam lidar com momentos de tristeza, raiva e decepção na vida cotidiana, chegou a hora de conferir como abordar o assunto na prática. Vem ver as nossas dicas!

  • Educação infantil

Falar sobre as emoções desde cedo é superimportante para criar consciência e conhecimento sobre o tema, não é mesmo?

Para te dar uma mãozinha, que tal usar os nossos personagens para contar histórias e dar exemplos de situações do dia a dia? Assim, você poderá orientar os alunos sobre sentimentos e emoções de forma lúdica e prática. Legal, né?

  • Ensino fundamental

Contar histórias, ver filmes com as crianças e ler textos sobre o tema também são uma ótima pedida, certo?

Depois disso, você pode criar atividades lúdicas, como desenhos e murais de mensagens, para que os alunos coloquem em prática o que aprenderam e criem novas perspectivas.

Isso possibilita que eles desenvolvam as competências socioemocionais, como a gentileza, o respeito e a clareza.

  • Ensino médio

Essa talvez seja uma das fases mais conturbadas da educação escolar, por conta das mudanças físicas e emocionais enfrentadas pelos adolescentes. Soma-se a isso o fato de precisarem lidar com as escolhas para o futuro, a preparação para o Enem, as expectativas das famílias e até mesmo suas próprias.

Uma boa pedida, nesse caso, então, são os grupos de discussão, com o objetivo de possibilitar a criação de um espaço de diálogo e troca. Boas conversas são capazes de criar acolhimento, identificação e companheirismo.

Além disso, eles são uma oportunidade de a equipe escolar e as famílias acompanharem mais de perto a saúde mental dos adolescentes.

Uma questão de saúde pública

O suicídio é um problema de saúde pública que impacta toda a sociedade. Por isso, é uma questão deve ser tratada ativamente por todas as pessoas, a fim de combater preconceitos, conscientizar as pessoas e valorizar a vida!

É fundamental falar sobre o assunto desde cedo, tanto na escola quanto em casa, para que se desenvolva uma rede de apoio e de acolhimento em torno dos jovens. Assim, as crianças e os adolescentes que estiverem passando por momentos difíceis se sentirão mais seguros para buscar ajuda.

Para saber como tratar mais assuntos no ambiente escolar, continue acompanhando o Blog da Conquista e os nossos perfis no Facebook e no Instagram.


Artigos Relacionados

Gestão escolar
+
Turma aderindo a uma solução educacional para escolas privadas

Como encontrar uma boa solução educacional para escolas privadas?

Outubro chega e, com ele, a enxurrada de representantes comerciais com catálogos pesados e promessas tentadoras. Encontrar a solução educacional para escolas privadas certa…

Leia mais

Gestão escolar
+
Coordenadores e gestores discutindo sobre resultados pedagógicos de turmas

Indicadores de Qualidade: resultados pedagógicos para medir no final do 1º bimestre

Quando chega o final do primeiro bimestre, coordenadores e gestores têm uma chance única: coletar dados que realmente importam para entender se cada aluno está no caminho…

Leia mais

Gestão escolar
+
Agentes de uma comunidade escolar discutindo sobre como melhorar a reputação da escola

5 ações que ajudam a melhorar a reputação da escola

A reputação da escola é um dos ativos mais valiosos que uma instituição pode construir, e também um dos mais frágeis. Melhorar a reputação da escola não acontece com um…

Leia mais

Família
+
Turma na volta às aulas 2026 para as escolas depois das férias de julho

Checklist de volta às aulas para escolas depois das férias de julho

A volta às aulas 2026 para escolas depois das férias de julho é diferente do início do ano letivo. O clima é outro, as expectativas também. Mas o nível de atenção que…

Leia mais

Gestão escolar
+
Educadora aplicando uma solução educacional

O que não pode faltar em uma solução educacional de qualidade?

Quando você compra um carro, examina vários pontos antes de fechar negócio. Motor potente importa, claro; mas sozinho não basta. Você também olha freios, sistemas de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Como avaliar a aula de um professor? Dicas para gestores

Avaliar a atuação dos professores é uma tarefa essencial na gestão escolar. Por isso, saber como avaliar a aula de um professor de maneira justa e construtiva é mais do que…

Leia mais

Gestão escolar
+
Diretora aproveitando melhor a gestão de tempo para diretores de escola

Gestão de tempo para diretores de escola: menos operação e mais estratégia

Que tal fazermos um exercício rápido? Tente se lembrar como foi sua última semana. Se você lida com gestão de tempo para diretores de escola no dia a dia, provavelmente já…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Rotina pedagógica na escola: como organizar sem complicar a gestão escolar

Organizar a rotina pedagógica na escola é, muitas vezes, sem dúvida, um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores escolares. De fato, existe a necessidade de garantir uma…

Leia mais

Gestão escolar
+
Coordenadora em sala com alunos, utilizando ferramentas para coordenadores

5 ferramentas para coordenadores apoiarem os professores

Quem está na coordenação pedagógica conhece bem essa sensação: o dia começa com uma agenda organizada e termina com uma lista de imprevistos que não cabia em lugar nenhum….

Leia mais

Socioemocional
+
Personagens da Conquista

Personagens da Conquista: o que cada um representa e como usa em sala

Você já conhece os personagens da Conquista? Eles são amados pela nossa comunidade e muito utilizados em sala de aula, principalmente na Educação Infantil. Com eles, o…

Leia mais