Notícias Postado no dia: 2 junho, 2023

Educação: confira as principais notícias da semana

Notícias sobre Educação

Tempo estimado de leitura: 4

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na educação brasileira? Então você veio ao lugar certo. Aqui no Blog da Conquista, toda sexta-feira você encontra notícias atualizadas sobre os principais assuntos da semana.

Confira alguns destaques:

Como estudar para o Enem 2023: veja 10 dicas práticas

 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova muito importante para qualquer pessoa que deseja ingressar no Ensino Superior. Com a nota do exame, os estudantes podem entrar em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), além de ter acesso a bolsas de estudos com o Programa Universidade para Todos (ProUni). Portanto, é preciso estar ligado em boas práticas de estudo para obter um desempenho eficiente. Pensando nisso, a CNN publicou 10 dicas práticas para quem quer ir bem no Enem 2023. Confira algumas delas:

  • Crie um planejamento e um cronograma para seus estudos. Traçando seus objetivos, analisando seus pontos fortes e fracos e criando metas para cada matéria, você cria uma organização eficiente que contribuirá para o sucesso na prova. Lembre-se de distribuir o tempo de estudo entre teoria e prática.
  • Faça simulados, resolva edições anteriores e escreva redações. Essa prática, além de auxiliar na administração do tempo, também ajuda na familiarização com o formato da prova. Ao refazer as provas e simulados, lembre-se de anotar os erros e acertos de cada questão, pois isso auxilia na identificação das matérias a que você precisa se dedicar um pouco mais.
  • Descansar também é fundamental. No entanto, você pode aproveitar seu tempo de lazer para se divertir com músicas, séries e filmes e adquirir referências relevantes de vários conteúdos abordados no Enem, além de reunir repertório sociocultural para sua redação.

Para ler o conteúdo na íntegra, basta acessar o link: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/como-estudar-para-o-enem/

Para intensificar a preparação, a Conquista oferece, além dos materiais voltados ao exame, simulados que vão deixar os alunos prontos para o dia da prova.

A primeira aplicação de 2023 já está chegando. A data da aplicação do Dia 1, com conteúdo de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, será a partir do dia 2/06 até o dia 5/06.

A data da aplicação do Dia 2, com conteúdo de Matemática e Ciências da Natureza, será a partir do dia 9/06 até o dia 12/06.

Estudo aponta que a recuperação da aprendizagem pós-pandemia é possível

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é possível recuperar a aprendizagem pós-pandemia, apesar de ainda ser um grande desafio. O estudo acompanhou o progresso de cerca de 1.300 crianças da rede pública que estiveram no segundo ano da pré-escola entre 2019 e 2022 na cidade de Sobral, no Ceará.

O ritmo de desenvolvimento das crianças foi comparado entre quem teve aulas presenciais e quem teve ensino remoto prolongado. O resultado foi que o grupo do ensino remoto apresentou um ritmo mais lento de aprendizagem e, além disso, o EaD também intensificou as desigualdades entre os níveis socioeconômicos dos alunos.

Porém, ao final do estudo, pode-se perceber que os grupos estão mais próximos no que diz respeito à aprendizagem. O resultado foi possível graças ao desempenho do Centro de Educação Infantil de Sobral, que promove uma educação com base em programas de recomposição de aprendizagem e boas políticas.

As informações são da CNN e você pode saber mais sobre o estudo aqui: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/estudo-aponta-que-recuperacao-da-aprendizagem-no-pos-pandemia-e-possivel/

São Paulo recebe mais de 4 mil pedidos para o “RG do autista”; saiba como fazer

O Governo de São Paulo já recebeu mais de 4 mil pedidos para a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O documento facilita a identificação de pessoas autistas e agiliza o acesso a serviços públicos e privados, como de saúde e educação.

Desde 2020, com a Lei Romeu Mion, todos os estados e o Distrito Federal são obrigados a fornecer a carteira de identificação gratuitamente.

Para solicitar a carteira, basta realizar o cadastro no site ciptea.sp.gov.br. Lá, mediante apresentação de documentos, laudo médico e foto, a secretaria avalia e, em caso de aprovação, libera o download do documento oficial para ser impresso em casa.

Até agora, o Poupatempo do Canindé é o único local que oferece atendimento presencial. O processo é feito por atendentes, com entrega imediata da carteira. As exigências são as mesmas: dados pessoais, laudo médico e foto.

Saiba mais em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/sao-paulo-recebe-mais-de-4-mil-pedidos-para-o-rg-do-autista-saiba-como-fazer/

Brasil ocupa 39º lugar em ranking com 43 países em teste de habilidade de leitura entre crianças

Em sua primeira participação no exame Pirls (Progress in Internacional Reading Literacy Study), o Brasil ocupou a 39º posição em um ranking com 43 países, ficando atrás de países como Turquia e Azerbaijão. O resultado foi divulgado na terça-feira, 16 de maio.

A prova mede a capacidade de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental no que diz respeito à compreensão de textos, criação de conexões entre as informações lidas e desenvolvimento de senso crítico a respeito do conteúdo.

O exame, que existe desde 2001, é aplicado em alunos do ensino público e privado, com questões dissertativas mais complexas que as dos exames nacionais de leitura. No ranking geral, o Brasil ficou com 419 pontos, abaixo da média de 500 pontos.

Por conta da pandemia e de suas restrições, a avaliação foi aplicada em 43 países participantes entre julho de 2020 e julho de 2022. Os estudantes brasileiros realizaram a prova em 2021, o que pode explicar o resultado, uma vez que a pandemia impactou diretamente a educação brasileira, além de ter aumentado os índices de desigualdade entre os alunos.

As informações são do G1. Leia mais em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/05/16/criancas-do-brasil-tem-habilidades-de-leitura-inferiores-as-do-azerbaijao-e-do-uzbequistao-mostra-teste-internacional.ghtml

Quer saber mais sobre o universo da educação? Acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e no Instagram. Para fazer parte da solução educacional que já conquistou o Brasil, é só falar com um de nossos consultores! Esperamos você!

 


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais