Tempo estimado de leitura: 4
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na educação brasileira? Então você veio ao lugar certo. Aqui no Blog da Conquista, toda sexta-feira você encontra notícias atualizadas sobre os principais assuntos da semana.
Confira alguns destaques:
Como estudar para o Enem 2023: veja 10 dicas práticas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova muito importante para qualquer pessoa que deseja ingressar no Ensino Superior. Com a nota do exame, os estudantes podem entrar em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), além de ter acesso a bolsas de estudos com o Programa Universidade para Todos (ProUni). Portanto, é preciso estar ligado em boas práticas de estudo para obter um desempenho eficiente. Pensando nisso, a CNN publicou 10 dicas práticas para quem quer ir bem no Enem 2023. Confira algumas delas:
- Crie um planejamento e um cronograma para seus estudos. Traçando seus objetivos, analisando seus pontos fortes e fracos e criando metas para cada matéria, você cria uma organização eficiente que contribuirá para o sucesso na prova. Lembre-se de distribuir o tempo de estudo entre teoria e prática.
- Faça simulados, resolva edições anteriores e escreva redações. Essa prática, além de auxiliar na administração do tempo, também ajuda na familiarização com o formato da prova. Ao refazer as provas e simulados, lembre-se de anotar os erros e acertos de cada questão, pois isso auxilia na identificação das matérias a que você precisa se dedicar um pouco mais.
- Descansar também é fundamental. No entanto, você pode aproveitar seu tempo de lazer para se divertir com músicas, séries e filmes e adquirir referências relevantes de vários conteúdos abordados no Enem, além de reunir repertório sociocultural para sua redação.
Para ler o conteúdo na íntegra, basta acessar o link: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/como-estudar-para-o-enem/
Para intensificar a preparação, a Conquista oferece, além dos materiais voltados ao exame, simulados que vão deixar os alunos prontos para o dia da prova.
A primeira aplicação de 2023 já está chegando. A data da aplicação do Dia 1, com conteúdo de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, será a partir do dia 2/06 até o dia 5/06.
A data da aplicação do Dia 2, com conteúdo de Matemática e Ciências da Natureza, será a partir do dia 9/06 até o dia 12/06.
Estudo aponta que a recuperação da aprendizagem pós-pandemia é possível
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é possível recuperar a aprendizagem pós-pandemia, apesar de ainda ser um grande desafio. O estudo acompanhou o progresso de cerca de 1.300 crianças da rede pública que estiveram no segundo ano da pré-escola entre 2019 e 2022 na cidade de Sobral, no Ceará.
O ritmo de desenvolvimento das crianças foi comparado entre quem teve aulas presenciais e quem teve ensino remoto prolongado. O resultado foi que o grupo do ensino remoto apresentou um ritmo mais lento de aprendizagem e, além disso, o EaD também intensificou as desigualdades entre os níveis socioeconômicos dos alunos.
Porém, ao final do estudo, pode-se perceber que os grupos estão mais próximos no que diz respeito à aprendizagem. O resultado foi possível graças ao desempenho do Centro de Educação Infantil de Sobral, que promove uma educação com base em programas de recomposição de aprendizagem e boas políticas.
As informações são da CNN e você pode saber mais sobre o estudo aqui: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/estudo-aponta-que-recuperacao-da-aprendizagem-no-pos-pandemia-e-possivel/
São Paulo recebe mais de 4 mil pedidos para o “RG do autista”; saiba como fazer
O Governo de São Paulo já recebeu mais de 4 mil pedidos para a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O documento facilita a identificação de pessoas autistas e agiliza o acesso a serviços públicos e privados, como de saúde e educação.
Desde 2020, com a Lei Romeu Mion, todos os estados e o Distrito Federal são obrigados a fornecer a carteira de identificação gratuitamente.
Para solicitar a carteira, basta realizar o cadastro no site ciptea.sp.gov.br. Lá, mediante apresentação de documentos, laudo médico e foto, a secretaria avalia e, em caso de aprovação, libera o download do documento oficial para ser impresso em casa.
Até agora, o Poupatempo do Canindé é o único local que oferece atendimento presencial. O processo é feito por atendentes, com entrega imediata da carteira. As exigências são as mesmas: dados pessoais, laudo médico e foto.
Saiba mais em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/sao-paulo-recebe-mais-de-4-mil-pedidos-para-o-rg-do-autista-saiba-como-fazer/
Brasil ocupa 39º lugar em ranking com 43 países em teste de habilidade de leitura entre crianças
Em sua primeira participação no exame Pirls (Progress in Internacional Reading Literacy Study), o Brasil ocupou a 39º posição em um ranking com 43 países, ficando atrás de países como Turquia e Azerbaijão. O resultado foi divulgado na terça-feira, 16 de maio.
A prova mede a capacidade de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental no que diz respeito à compreensão de textos, criação de conexões entre as informações lidas e desenvolvimento de senso crítico a respeito do conteúdo.
O exame, que existe desde 2001, é aplicado em alunos do ensino público e privado, com questões dissertativas mais complexas que as dos exames nacionais de leitura. No ranking geral, o Brasil ficou com 419 pontos, abaixo da média de 500 pontos.
Por conta da pandemia e de suas restrições, a avaliação foi aplicada em 43 países participantes entre julho de 2020 e julho de 2022. Os estudantes brasileiros realizaram a prova em 2021, o que pode explicar o resultado, uma vez que a pandemia impactou diretamente a educação brasileira, além de ter aumentado os índices de desigualdade entre os alunos.
As informações são do G1. Leia mais em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/05/16/criancas-do-brasil-tem-habilidades-de-leitura-inferiores-as-do-azerbaijao-e-do-uzbequistao-mostra-teste-internacional.ghtml
Quer saber mais sobre o universo da educação? Acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e no Instagram. Para fazer parte da solução educacional que já conquistou o Brasil, é só falar com um de nossos consultores! Esperamos você!