Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 7 abril, 2021

5 dicas para fazer uma boa pesquisa de satisfação na sua escola

pesquisa de satisfação escola

Tempo estimado de leitura: 4

As pesquisas de satisfação são ferramentas importantes para manter a comunicação com pais e alunos, além de definir estratégias de gestão. Pensando nisso, separamos algumas informações que podem ajudar a criar uma pesquisa de satisfação na sua escola que seja eficiente e com resultados práticos.

Nesse texto você encontra:

  • O que é uma pesquisa de satisfação?
  • Por que a pesquisa de satisfação é importante para a sua escola?
  • 5 dicas para fazer uma pesquisa de satisfação eficiente. 

O que é uma pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta que tem como objetivo captar as impressões e as opiniões dos envolvidos em uma prestação de serviço.

Na sua escola, pode ser usada para entender as expectativas dos pais, a satisfação dos alunos, a reputação da escola e auxiliar na tomada de decisões importantes que envolvem a comunidade escolar.

Ela pode ser feita on-line, com a utilização de ferramentas digitais, ou de maneira analógica, com papel impresso. 

Por que a pesquisa de satisfação é importante para a minha escola?

A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para um bom relacionamento com a comunidade escolar, não é mesmo?  Por isso, a pesquisa de satisfação é eficiente para detectar pontos que podem ser melhorados.

Além disso, ela traz respostas concretas e ajuda a planejar ações de maneira mais inteligente em diversos setores: no pedagógico, no marketing, na gestão e até mesmo na estrutura física da escola. 


Vale a pena investir nessa conversa entre a escola e a família,  porque ela cria proximidade, mostra que a coordenação está aberta a críticas e sugestões, disposta a ouvir e trocar experiências. Mostrando que uma educação transformadora é resultado de um trabalho conjunto, que está sempre em construção: uma das premissas do ensino oferecido pela Conquista! 

5 dicas para fazer uma pesquisa de satisfação eficiente

1. Escolha o que será avaliado

A pesquisa de satisfação oferece inúmeras possibilidades de avaliação. Vamos dar algumas ideias do que avaliar, mas é importante ressaltar que as possibilidades variam de acordo com os serviços oferecidos na escola.

Alguns temas que podem ser importantes avaliar: 

  • qualidade do corpo docente; 
  • disciplinas oferecidas; 
  • sistema de avaliações; 
  • qualidade dos materiais; 
  • efetividade da comunicação; 
  • intenção de manter o aluno na escola nos anos seguintes; 
  • satisfação com o espaço físico.

Nesse momento de pandemia, de retorno às aulas presenciais e ensino híbrido, pode ser interessante avaliar também: 

  • aplicação dos protocolos de segurança;
  • efetividade das aulas on-line; 
  • comunicação com pais e responsáveis; 
  • métodos de avaliação; 
  • decisão de manter o aluno em modalidade remota mesmo com a volta do presencial.

2. Escolha a plataforma que será utilizada

Depois de escolher o tema da pesquisa, é preciso eleger a plataforma mais eficiente para aplicá-la. A Conquista sugere:

  • Google Forms → plataforma gratuita, de fácil usabilidade, que permite a construção de pesquisas personalizadas. Além disso, oferece as respostas em formato de gráficos e estatísticas.
  • Survey Monkey essa plataforma oferece templates prontos para a sua pesquisa de satisfação e as respostas são acessadas por meio de relatórios detalhados. A versão gratuita tem um limite de captação de respostas.
  • Typeform → a plataforma tem versão gratuita com limite de perguntas e coleta de respostas. Sua interface é em inglês e pode ser interessante para quem busca a produção de pesquisas de satisfação mais complexas e uma excelente experiência para o usuário.

3.  Faça perguntas assertivas

Toda pesquisa de satisfação tem como objetivo coletar informações para, posteriormente, provocar uma ação. Esses dados serão argumentos para transformar os serviços prestados pela sua escola. Por isso, é importante fazer perguntas bem elaboradas, que gerem os resultados esperados.

Separamos algumas dicas que podem ajudar: 

  • Faça perguntas curtas e bem redigidas: isso fará com que os participantes tenham mais disposição para responder; 
  • escreva enunciados claros e objetivos, sem ambiguidades; 
  • prefira perguntas com múltipla escolha, assim, é possível condicionar as respostas, fazendo com que elas gerem gráficos e estatísticas; 
  • não feche todas as perguntas, valorize a opinião do outro, pergunte se o pesquisado possui opiniões, sugestões ou comentários e deixe alguns campos abertos para ouvi-lo;
  • pense estrategicamente nas perguntas. Por exemplo: se a pesquisa é sobre avaliações escolares, e o objetivo é descobrir se elas estão sendo efetivas, foque no tema e em seu universo. 

IMPORTANTE: Ao final do questionário, pergunte se o entrevistado recomendaria a escola para amigos e familiares. Essa é uma forma de constatar se ele está contente com o trabalho desenvolvido. 

4. Escolha um canal eficiente para enviar as perguntas

A escolha pelo canal vai depender da proximidade com os pais e dos meios de comunicação que a sua escola escolheu desde o princípio da parceria entre a família e a instituição.

Por isso, se a comunicação acontece, majoritariamente, por e-mail, é importante que a pesquisa seja enviada pelo veículo de comunicação oficial.

Já se a comunicação acontece via WhatsApp, faz sentido enviar a pesquisa por meio do aplicativo.

O importante nessa etapa é avisar a família de que a pesquisa de satisfação está acontecendo e lembrá-la de sua importância e do prazo para responder. Utilize todos os meios de comunicação da escola.

Com essa estratégia, as chances da sua pesquisa de satisfação alcançar mais pessoas é ainda maior! 

5.  Fiz a pesquisa de satisfação na minha escola, e agora?

Com as respostas em mãos, é hora de fazer uma análise crítica sobre o tema proposto. Perguntas que podem ajudar nesse momento: “Quais são os resultados?”, “As respostas são positivas ou negativas?”, “O que posso fazer para melhorar esses dados?”.

Além disso, é importante lembrar dos objetivos iniciais da pesquisa e estabelecer uma periodicidade para que ela aconteça novamente. Dessa forma, sua escola passa a coletar dados e obter métricas. 

Use-os para criar estratégias mais efetivas, melhorando a qualidade da educação e a satisfação de pais e alunos.

E a sua escola já realiza pesquisas de satisfação? Compartilhe suas experiências nos comentários. 

Para saber mais sobre o universo da Educação, acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e Instagram. Fale com nosso consultor e faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!

Leia também: Práticas para manter a saúde mental no ambiente escolar


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é modernização escolar. O educador deve se manter atualizado e bem-informado…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Distúrbios de aprendizagem Conquista

Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula

Os distúrbios de aprendizagem afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de diversas pessoas em todo o mundo. Cerca de 5 a 15% das crianças em idade…

Leia mais

Notícias
+
Tendências da educação para 2024

Tecnologia e IA: tendências da educação para 2024

À medida que entramos em 2024, chegam as previsões do que estará em alta para o ano. Já se pode adiantar, inclusive, que a tecnologia educacional continuará sendo uma das…

Leia mais

Educação Financeira
+
Educação financeira nas escolas

Educação financeira nas escolas: como trabalhar o tema

Em fevereiro de 2023, cerca de 78% das famílias brasileiras estavam endividadas, segundo um levantamento feito pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Campanha Matrículas 2024

Campanha de matrículas 2024: dicas para captar e reter mais alunos

Conquistar e reter alunos nem sempre é fácil. Mas a boa notícia é que, com uma estratégia adequada, sua campanha de matrículas 2024 pode ser um grande sucesso….

Leia mais

Família
+
Férias escolares Conquista

Férias escolares: atividades para fazer com as crianças

Com a chegada das férias escolares, surge também a oportunidade de criar momentos inesquecíveis com os pequenos. Se você está em busca de maneiras encantadoras de…

Leia mais