Ensino Médio Postado no dia: 17 outubro, 2022

Quais assuntos podem ser tema da redação do Enem 2022?

Redação Enem 2022

Tempo estimado de leitura: 4

Nos últimos dias, o Portal da Educação divulgou uma lista com mais de 30 assuntos que podem ser tema da prova de redação do Enem 2022, realizada no primeiro dia do exame, ou seja, dia 13 de novembro. Apresentamos esses temas em uma listagem a seguir, com algumas dicas a respeito de qual pode ser o direcionamento da prova.

Como é a prova de redação do Enem?

A redação do Enem é composta de uma frase-tema, que na maioria das vezes aborda um problema atual da sociedade brasileira, sobre a qual os participantes devem elaborar uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na estrutura de dissertação argumentativa.

O texto dissertativo argumentativo é formado por introdução, desenvolvimento do tema e conclusão, geralmente em 3 ou 4 parágrafos. Sue Ellen de Lima Calvario Halmenschlager, supervisora editorial da Conquista, destaca que o texto pode até ser escrito em primeira pessoa, mas é preciso ter cuidado e embasamento teórico. “O texto precisa ter bases factíveis. Não pode ser escrito com base no ‘achismo’. O Enem tem como base a BNCC e um de seus eixos é a investigação científica, então é muito importante que os argumentos não sejam baseados no senso comum.”.

Fernando Vargas, coordenador pedagógico da Conquista, completa dizendo que “os temas da redação estão sempre ligados aos Temas Contemporâneos Transversais, que explicitam a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, estabelecendo conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades e contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na BNCC”.

Possíveis temas de redação do Enem

O tema da redação, portanto, está sempre ligado a um assunto atual na sociedade. Assim, estar atualizado sobre os acontecimentos do país é essencial para o aluno que quer ir bem na redação.

Pensando nisso, listamos a seguir os temas que podem cair na prova deste ano. Confira:

  • Educação à distância e os impactos da pandemia no sistema de ensino on-line
  • O voto como ferramenta de transformação da sociedade
  • O abuso nos trotes universitários
  • A importância da empatia e da prática do voluntariado
  • Violência doméstica contra crianças
  • Desenvolvimento sustentável
  • Insegurança alimentar
  • O problema da violência nos estádios de futebol brasileiros
  • O movimento antivacina no Brasil: uma questão de saúde pública
  • A questão da valorização dos povos indígenas no Brasil
  • O desafio de combater o bullying no ambiente escolar
  • A questão dos maus-tratos aos animais pelos brasileiros
  • O esporte como mecanismo de inclusão social
  • O impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo
  • O combate às epidemias no Brasil
  • O perigo da escassez da água no Brasil
  • A digitalização dos relacionamentos e a importância da tecnologia
  • Condições sanitárias do Brasil
  • A internet e a cultura do cancelamento
  • Desafios do atendimento a pessoas com doenças raras
  • Consumo desenfreado da sociedade brasileira
  • Xenofobia estrutural no Brasil
  • Educação financeira
  • Saneamento básico
  • Mudanças climáticas
  • Turismo sustentável
  • Sub-representação feminina na política
  • Caminhos para assegurar direitos maternos no mercado de trabalho
  • Desafios da saúde pública diante da queda das taxas de vacinação infantil
  • Educação sexual e combate às doenças sexualmente transmissíveis
  • Preservação do patrimônio histórico brasileiro
  • A valorização das profissões do futuro
  • Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas)
  • 200 anos de independência do Brasil

Quais são os critérios para a correção?

As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências, cada uma valendo de 0 a 200 pontos. A nota final pode chegar a 1000 pontos, e tem um peso significativo na nota total do aluno. Para garantir a maior nota, o aluno precisa demonstrar algumas habilidades:

  • Domínio da norma-padrão da língua escrita
  • Compreensão do tema
  • Organização das informações e argumentos
  • Aplicação correta da lógica
  • Apresentação de uma proposta de intervenção para o problema

Como desenvolver os assuntos na redação?

Como destacado anteriormente, o aluno precisa apresentar uma proposta de intervenção para o tema proposto em 30 linhas.

Separamos alguns dos temas citados e conversamos com nossos especialistas sobre eles. Assim, o aluno pode ter uma base do que pesquisar para se preparar para a prova de redação do Enem 2022.

Segundo Vargas, o tema da Educação Financeira pode ser trabalhado em diversos aspectos. “Esse é um tema amplo, que envolve diversas habilidades desenvolvidas, como consumo consciente, endividamento populacional brasileiro, economia global e os impactos em nosso país, desigualdade social, concentração de renda, mercado internacional entre outros temas”.

Para Sue, os temas que falam sobre profissões do futuro ou urberização do trabalho estão muito ligadas às mudanças que acontecem na sociedade e ao desenvolvimento de novas tecnologias. “As mudanças no grupo do trabalho ocorrem conforme demanda. A sociedade vai mudando, novas tecnologias vão surgindo e a gente vai se adaptando. Então o mercado de trabalho de adapta a isso. Atualmente a gente vive uma época em que o mundo do trabalho está sendo afetado pelas novas tecnologias. Nas próximas décadas, talvez a humanidade consiga construir máquinas, softwares, códigos e robôs com uma capacidade cognitiva cada vez mais semelhante à dos seres humanos, a ponto de processar dados, e interpretá-los como um ser humano faria. Estamos falando não só de habilidades comportamentais e inteligência socioemocional, mas também de habilidades técnicas”.

Como a Conquista prepara o aluno para o Enem?

Na Conquista o aluno tem um material atualizado, que possibilita a prática da escrita por meio de exercícios e textos atuais, bem como propostas de redação com temáticas contemporâneas. “O Novo Ensino Médio Conquista oferece aos alunos e professores diversas possibilidades de explorar o tema da Educação Financeira em redação, mas também todas as seis macroáreas e os 15 temas contemporâneos. Destaco o material de Produção de texto do Itinerário Formativo Integrado. Os temas trabalhados são atuais, de interesse geral e trabalham a escrita e a criatividade por meio de diferentes gêneros textuais”.

Por fim, Vargas destaca que a melhor maneira de se preparar para a prova de redação do Enem é escrever textos sobre diversos assuntos, incluindo os temas que foram citados anteriormente. “O hábito de escrever é muito importante, traz segurança ao aluno”, finaliza.

Gostou das dicas? Fique de olho aqui no Blog da Conquista e em nossos perfis no Facebook e no Instagram, e vamos falar mais sobre o Enem e os demais vestibulares!


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais