Família Postado no dia: 11 janeiro, 2021

6 brincadeiras para pais e filhos se divertirem na quarentena

Tempo estimado de leitura: 3



Em tempos de pandemia e isolamento social, a criatividade tem sido a saída para muitos pais distraírem seus filhos em casa, nos horários em que já cumpriram suas atividades escolares. Além de uma boa dose de paciência e disposição para participar das brincadeiras, é claro. Entretanto, após tantos meses de quarentena, nem sempre é fácil inventar e criar distrações que continuem sendo divertidas para a criançada. Para ajudar nessa missão, separamos algumas sugestões de brincadeiras para pais e filhos na quarentena. É para anotar, criar e se divertir, juntos!

1. Um dia na cabana

Uma sugestão de brincadeira que pode ser pra lá de animada entre pais e filhos na quarentena é organizar uma cabana dentro de casa. A diversão já começa com a montagem do espaço. Chame as crianças para separarem tecidos, lençóis, cobertores, tapetes, almofadas, travesseiros e tudo o que pode servir para fixar a cabana. Depois de pronta, é hora de pensar no que terá dentro dela: brinquedos, jogos, livros, materiais para pintura e o que mais a imaginação pensar. Para completar o dia na cabana, que tal organizar um piquenique com os pequenos? É só preparar sanduíches, frutas, água e suco e aproveitar!

2. Contação de histórias diferente

Organizar momentos de contação de história é sempre uma atividade que ajuda a manter as crianças entretidas e contentes. Mas a dica aqui é fazer diferente: os pais vão convidá-las para elas mesmas prepararem uma sessão de histórias e contarem a eles. Ou seja, os pais se tornam o público e as crianças as protagonistas da atividade. Se quiserem, podem até criar uma peça de teatro ou fantoche. A diversão começa já no início, com a escolha da história, a definição de quem serão os personagens, o que terá em cena e como será o roteiro. A prática estimula o trabalho em equipe, o raciocínio, a organização e a expressão corporal e verbal, entre outros. E tudo isso brincando! Ótima opção de brincadeira para pais e filhos na quarentena.

3. Caça ao tesouro em casa

Que criança não fica curiosa quando a brincadeira envolve pistas, dicas, caminhos e um prêmio no final? Por isso, vale a pena apostar em uma divertida e inteligente caça ao tesouro mesmo sendo dentro de casa. Para esta atividade, vão ser necessários materiais como papéis em branco, caneta, lápis, canetinhas, fita-crepe e uma boa dose de criatividade! É o momento de os pais ativarem as ideias para bolar pistas e dicas inteligentes, e com elas montar o caminho que será percorrido até o tesouro. Para crianças maiores, as pistas podem ser escritas nos papéis. Já para os menores vale desenhar os objetos que representam as dicas. Depois disso, é só distribuir os papéis pelo percurso e esconder bem o prêmio no último local. Partiu?     

4. Circuito de obstáculos

Para distrair a criançada, e ainda fazer com que gastem aquela energia diária tão típica, uma boa saída é montar um circuito de obstáculos. Mas dentro de casa? Sim! É possível. Basta analisar o espaço e organizar um percurso de acordo com a disposição dos cômodos. O próximo passo é separar os objetos e montar os obstáculos. Vale colchão, almofadas, travesseiros, brinquedos, caixas, sapatos, baldes, vassouras… E escolher o que será feito em cada um deles: pular, fazer zigue-zague, desviar, passar por baixo, dar cambalhota. O importante é criar um caminho divertido e seguro para pais e filhos se distraírem na quarentena. A brincadeira pode ficar ainda mais animada se houver uma premiação no final.    

5. Concurso de música e dança

Cantar e dançar pode ser ainda mais divertido se pais e filhos participarem juntos de um concurso em casa. Aproveite para apresentar as músicas e os estilos de dança da sua época e conhecer as versões atuais que são de interesse de seus filhos. Depois, juntos, selecionem quais delas farão parte do concurso. Na hora de cantar, uma opção é tentar descobrir trechos das músicas que o outro escolheu. Já para as danças, vale a pena assistir a vídeos de competições na internet e criar as regras para imitar determinada apresentação. O adulto que não estiver participando fica responsável por dar as notas. No final, o prêmio fica à escolha do vencedor, que pode ser a opção do jantar ou o filme para a próxima sessão em família.  

6. É hora de jogar!

Jogos de tabuleiro, de baralho, stop, jogo da velha… A ideia é fazer uma maratona dos mais diversos tipos e convidar as crianças para participarem. Definam juntos quais deles farão parte da série e separem tempos para cada um deles. Quanto mais jogos conseguirem terminar melhor. Dessa forma, além de se divertirem, pais e filhos têm a criatividade, o raciocínio e qualquer outra habilidade exigida de acordo com o jogo estimulada. É diversão e aprendizado na certa, em forma de brincadeiras para pais e filhos na quarentena.

Gostou das nossas sugestões? E aí na sua casa, como tem sido esta quarentena? Compartilhe com a gente as brincadeiras que têm feito sucesso com seus filhos! Para mais dicas, continue aqui no blog ou acesse nosso Facebook e Instagram, e fique por dentro de todas as ações que estamos desenvolvendo. 


Artigos Relacionados

Sem categoria
+

Como melhorar a comunicação com as famílias na escola

Fortalecer a comunicação escolar com pais é sem dúvida um dos maiores desafios — e também uma das maiores oportunidades — para os gestores escolares atualmente. Em um…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Importância da Formação Contínua de docentes

Importância da Formação Contínua de docentes

Gerir uma escola no Brasil não é uma tarefa simples. Afinal, são muitos os desafios enfrentados por diretores e coordenadores que, mesmo cansados, mantêm o compromisso de…

Leia mais

Sem categoria
+
Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada: uma conexão com o futuro da educação As inovações tecnológicas, o surgimento de diversas metodologias e as demandas de uma sociedade cada vez mais…

Leia mais

Sem categoria
+

Gestor escolar: como equilibrar liderança e bem-estar?

Você já parou para contar quantas horas por dia pensa na escola? Não estou falando apenas do horário de trabalho oficial. Estou falando daquelas ideias que pipocam durante o…

Leia mais

Sem categoria
+

Como fazer uma reunião pedagógica eficiente e acolhedora

Segunda-feira, 8h da manhã, primeira reunião pedagógica pós-férias. O ar condicionado ainda está gelado demais, o café chegou morno e você vê nos rostos da equipe aquela…

Leia mais

Sem categoria
+

Como usar o feedback de alunos e famílias na escola

Sabe aquela sensação de que você está fazendo o melhor possível pela escola, mas às vezes parece que algo não está conectando? Como se houvesse uma conversa importante…

Leia mais

Sem categoria
+

Inovação na escola pequena: o que implementar?

Quando se fala em inovação na educação, é comum imaginar salas de aula tecnológicas, laboratórios modernos, softwares avançados e metodologias sofisticadas. Mas, na…

Leia mais

Sem categoria
+
Indicadores para acompanhar a saúde financeira da escola

Indicadores para acompanhar a saúde financeira da escola

 A gestão escolar, para ser completa, precisa ir além da organização pedagógica e do cuidado com os alunos. A parte administrativa, especialmente a gestão financeira, é…

Leia mais

Sem categoria
+

A importância de um sistema de ensino que se adapta à escola

Todo gestor escolar sabe: nenhuma escola é igual à outra. Há escolas maiores e menores, urbanas e rurais, com propostas pedagógicas diversas, equipes mais ou menos…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Como planejar o segundo semestre letivo com mais tranquilidade

Com o fim do primeiro semestre letivo se aproximando, muitos gestores escolares se veem diante de um desafio recorrente: como organizar o planejamento escolar do segundo semestre…

Leia mais