Qual é o papel da escola em tempos de pandemia?
10/12/2020



A pandemia causada pelo novo coronavírus mostrou à sociedade algo que os educadores sempre souberam: a importância da escola. Por outro lado, não vivemos tempos normais e, assim como em todos os setores da economia, as instituições de ensino estão passando por transformações profundas. Com as escolas fechadas e trabalhando a distância, a questão que fica é: qual é o papel da escola neste momento de isolamento social?

Reforçar a importância da escola na sociedade

Pode parecer redundante, mas esta é justamente a hora de reforçar a função social da escola na vida das famílias e da sociedade. A pandemia está mostrando que a educação só faz diferença se estiver baseada em valores universais. Ou seja, a partir dos preceitos que constam em marcos regulatórios do ensino como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo esses documentos, a dimensão da escola é bem maior que simplesmente entregar conteúdos. Ela serve para formação da cidadania e da democracia e é um espaço civilizatório.

Reinventar e estimular a aprendizagem

“Antes, a internet era apenas um dos tantos instrumentos usado pelos professores, agora ela é o único.” Essa frase foi dita pelo o consultor educacional, Robson Lima, em uma live no canal do YouTube da Conquista e demonstra que é papel fundamental da escola se reinventar para a aprendizagem não parar.

Mas se readaptar e estimular o ensino não se restringe a buscar novas formas de dar uma aula. Pois, acima de tudo, é hora de ser impactante na vida dos alunos e das famílias.

Em outras palavras, é um momento de ensinar aos estudantes sobre solidariedade, empatia, como lidar com incertezas, respeitar ao próximo, e entender o impacto de escolhas pessoais no coletivo. Competências como essas, que constam na BNCC, não são aprendidas em aula expositiva, são adquiridas a partir das vivências. Então, quem sabe esta não é a hora de criar aulas que abordem o problema que estamos vivendo?

Construir um diálogo empático com os pais

Já abordamos a importância do fortalecimento da parceria entre escola e família em outros posts aqui do blog sobre a pandemia. Então, dá para notar o quanto a comunicação se tornou importante, não é mesmo?

Neste momento, é papel da escola criar um canal de comunicação para orientar e acalmar os pais. Faça com que os pais percebam uma escola ainda mais próxima. Por fim, se coloque à disposição para tirar dúvidas e, na medida do possível, ofereça apoio psicológico.


Enfim, deu para ver que a escola não só cumpre uma função social essencial, como também está vendo sua realidade ser transformada. Se você quer saber mais sobre o tema, assista à live “Hora da Chamada”, com Robson Lima.

Para não ficar por fora de todas essas mudanças, acompanhe as novidades no Guia da Conquista e em nossos perfis no Facebook e Instagram.