5 ferramentas para criar aulas on-line
14/07/2021
imagem de ferramentas para criar aulas online
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Professor, economize seu tempo e abrace a cultura digital utilizando ferramentas para criar aulas on-line de maneira gratuita e prática.

Está em busca de ferramentas para criar aulas on-line mais atrativas? Selecionamos cinco para te ajudar a inovar nas atividades, tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental. Trabalhe com jogos e proporcione outras maneiras de interação para suas turmas.

Confira as ferramentas que facilitam suas tarefas e otimizam o tempo de montagem de aulas criativas. Com a aliança cada vez mais forte entre ensino presencial e on-line, esses recursos são super bem-vindos para abraçar a cultura digita. Além, de potencializar o processo de aprendizagem. 

Roleta virtual

Personalize uma roleta virtual e use-a para atrair a atenção dos alunos. Acesse sites de ferramentas gratuitas on-line como a wheeldecide ou wheelofnames. É só preencher os campos com o conteúdo que deseja e acionar a roleta. Você pode usá-la em sorteios de temas para redação, na formulação de perguntas ou em uma atividade com novas palavras para as crianças adivinharem o que é. Solte sua criatividade!

Wordwall

Com a opção de inscrição gratuita, você cria até cinco atividades nessa ferramenta e pode reaproveitá-las, customizando para cada turma ou conteúdo. Tem várias opções como caça-palavras, quizzes, classificações e combinações. Você também pode imprimir algumas lições para usá-las no modo presencial, além do on-line. Vale a pena conhecer a variedade de recursos e ideias do Wordwall e aplicar nas suas aulas. 

Kahoot

Monte um quizz com a ferramenta Kahoot e jogue com seus alunos. Crie perguntas de múltipla escolha, adicione imagens ou vídeos, comece o jogo on-line e aumente a conexão com os estudantes. Existem vários quizzes prontos para utilizar. Mas, você também pode editar um que gostou, sem precisar começar do zero. Para utilizar, inscreva-se na ferramenta e opte pelo plano gratuito. 

Google Jamboard

Como se fosse no presencial, vários alunos podem “escrever” nessa lousa e contribuir ao mesmo tempo. A diferença é que cada uma fará do seu dispositivo. Com uma conta no gmail, é possível acessar o Google Jamboard. A ferramenta permite desenhar, inserir imagens e usar as notas adesivas que são muito legais para construir ideias em grupo. Cada aluno adiciona a sua contribuição em um brainstorm, por exemplo. O professor consegue monitorar a atividade, vendo todas as interações no histórico.

Mindmeister

Os mapas mentais organizam o pensamento, clareiam o raciocínio e são bastante usados na solução de problemas. Servem para anotar, planejar e construir ideias, facilitando a apresentação para outras pessoas. Para os alunos, é um ótimo recurso para memorizar conteúdos e eles mesmos podem produzir seus mapas. Conheça o MindMeister para criar mapas mentais.

Dica extra: Playkids

Playkids é uma plataforma com jogos educativos, livros digitais e desenhos animados com personagens que as crianças adoram. As atividades estimulam a coordenação motora, a criatividade, a autonomia e outras habilidades. Sabia que escolas conveniadas à Conquista Solução Educacional têm condição especial para adquirir a plataforma Playkids? É uma experiência que ensina brincando e pode ser agregada ao ensino formal.

Para saber mais sobre o universo da Educação, acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e Instagram. Fale com nosso consultor e faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!

Posts Relacionados: