Escola fechada, e agora? Como liderar a distância?
10/12/2020



A pandemia causada pelo novo coronavírus gerou uma série de mudanças. Uma das mais significativas foi a distância exigida pela regra de isolamento social – medida essencial para conter a transmissão da doença e evitar o colapso do sistema de saúde –  que ocasionou uma atualização nas formas de relacionamento e comunicação entre familiares, amigos, colegas de trabalho, funcionários e clientes.

Apesar da necessidade de distanciamento social, as escolas trabalham com um propósito que não pode parar: oferecer educação de qualidade. É preciso investir na formação cidadã e continuar entregando informação, conhecimento e aprendizado para nossos alunos. Todavia, não basta apenas enviar lições aos estudantes. Isso porque o processo de aprendizagem passa pela integração entre família, escola e comunidade. Mas, afinal, como manter essa conexão a distância?

Continue enviando materiais

O primeiro passo é entender que, apesar do espaço físico da escola estar fechado no momento, a sua missão continua. A instituição precisa planejar como vai seguir com as aulas nesse novo formato. Será por aulas on-line? O professor vai gravar vídeos que ficarão disponíveis em alguma plataforma? Haverá um canal para tirar dúvidas de pais e alunos? E os materiais para as atividades, serão enviados por e-mail ou os alunos trabalharão com o que já têm em casa? Como serão as avaliações? Reúna o time pedagógico e planeje essas ações.

Crie um canal central de comunicação

Com o planejamento pronto, é hora de colocá-lo em prática. Nesse momento, sua equipe de colaboradores e as famílias dos alunos precisam te acompanhar. A chave para isso é a comunicação. Para se manter organizado, estabeleça uma plataforma para centralizar o contato. Evite disponibilizar muitos meios de comunicação, porque assim a chance de você não dar conta de verificar todas elas durante o dia é alta. Isso pode deixar seus clientes e colaboradores com a sensação de que não estão recebendo as orientações que precisam. Então, escolha um canal de comunicação (que pode ser e-mail, WhatsApp, telefone ou redes sociais) e informe todas as pessoas que precisam manter contato com a instituição. Aliás, se você tiver uma equipe direcionada para esse atendimento é melhor ainda.

Amplie o uso das plataformas on-line

Sim, o contato físico deve ser evitado, contudo, isso abriu a possibilidade de explorar as ferramentas digitais que estão disponíveis a um clique. Que tal experimentar uma plataforma de gerenciamento de projetos? Nela, você pode incluir todos os seus colaboradores, distribuir tarefas e acompanhar o andamento de cada uma delas, ajudando o time no que for necessário.

Aproveite também para aprimorar o uso das redes sociais. Invista na divulgação de projetos, mostre que sua escola está atualizada e preparada neste momento desafiador. Dessa maneira, você conseguirá transmitir segurança para seus clientes e até mesmo atrair novos seguidores.

Crie novos padrões

Embora a pandemia seja passageira, os aprendizados deste momento serão permanentes. Um deles é a necessidade de atualização, habilidade que se tornou essencial para este período. Portanto, revise sua rotina de trabalho e os procedimentos da sua escola. O que ficou obsoleto? O que pode ser aprimorado para trazer mais eficácia na nova forma de relacionamento? Faça essa análise constantemente e compartilhe as novidades com seus colaboradores e clientes. E, claro, acompanhe essa adaptação da equipe e das famílias, peça feedbacks, envolva a comunidade. Mantenha-se aberto para as mudanças que podem fortalecer a instituição!

A Conquista Solução Educacional está preparada para ajudar escolas, profissionais de educação e famílias no dia a dia e em momentos desafiadores. Acesse nossas redes sociais e acompanhe as ferramentas e dicas do nosso time de especialistas!