Dicas de aplicativos educacionais fundamentais para professores
25/06/2021
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Com diferentes aplicativos educacionais, professores podem facilitar sua rotina e organizar tarefas.

Os aplicativos educacionais já fazem parte da vida de muitos professores e alunos, e já não são exatamente uma novidade, não é mesmo? Seja no celular, tablet ou computador, diversas ferramentas auxiliam na organização de atividades, na criação de ambientes de estudo, de videoaulas atraentes e facilitam a distribuição de atividades.

Contudo, são tantas opções, que buscar uma novidade para implantar em sala de aula pode tomar muito tempo e esforço do educador. Para auxiliar nesta tarefa, elaboramos uma lista com aplicativos educacionais indispensáveis na vida do professor. Confira!

5 aplicativos educacionais indispensáveis para aulas on-line

1. Google Classroom (iOS, Android e PC)

Esta ferramenta não poderia faltar em uma lista de aplicativos educacionais. O Google Classroom permite que escolas e professores criem ambientes virtuais de aula eficazes com os alunos. O app literalmente cria turmas on-line, facilita a distribuição de tarefas, além de novas formas de comunicação e organização para uma aula mais completa.

E a melhor parte de tudo isso vem agora: o Classroom é totalmente gratuito!

2. Microsoft Office Lens –  PDF Scan (iOS e Android)

Já precisou digitalizar um documento para usar em sala de aula? Quem nunca, não é mesmo? Por isso, resolvemos indicar o app Microsoft Office Lens – PDF Scan. O aplicativo possibilita que professores e alunos registrem e/ou escaneiem qualquer documento que for usado na sala de aula, como trabalhos e provas, para transformá-los em arquivos editáveis no Microsoft Word e PowerPoint.

3. Canva (iOS, Android e PC)

Criar apresentações e aulas atrativas é fundamental na vida de professores. Afinal, os educadores disputam atenção com cada vez mais informações. E a dica da vez pode ajudar muito neste quesito, além de economizar tempo e, de quebra, demonstrar qualidade.

No Canva é possível criar, além de apresentações, cartazes, slides, montagens com fotos, entre outras possibilidades. Tudo isso em uma ferramenta acessível, didática e em boa parte gratuita. Ah, e todas essas funcionalidades podem ser usadas pelos alunos também!

4. TED (iOS, Android e PC)

Vídeos com pessoas inspiradoras são uma ótima forma de captar a atenção dos alunos e levantar debates em sala de aula. E o aplicativo dá acesso a uma biblioteca com as mais de 2.000 palestras de profissionais exibidas pela plataforma. Os painéis falam sobre os mais diversos temas, como tecnologia, ciências, entre muitos outros.

5. Quizlet (iOS, Android e PC)

Investigação, inclusão, colaboração, curadoria, exploração e engajamento. Estes são os pontos fortes do Quizlet, uma ferramenta em que professores e alunos conseguem criar e compartilhar seus próprios cartões de memória e/ou fichas de estudo, além de jogos e testes.

O aplicativo é gratuito e, com cinco ou dez minutos de digitação (ou colagem), pode render horas de atividades avaliadas automaticamente dentro e fora da sala de aula. 

Esperamos que esta lista possa ajudar na sua busca por bons aplicativos educacionais para usar na sala de aula. Mas se estiver em busca de soluções educacionais completas para seus alunos, com recursos e materiais digitais integrados, entre em contato conosco e seja uma escola parceira da Conquista. 

Para saber mais sobre o universo da Educação, acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e Instagram. Fale com nosso consultor e faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!

Posts Relacionados: