Como explicar o Coronavírus para seu filho
30/11/2020



O novo coronavírus é doença respiratória e diversos são os casos confirmados no país. Por isso, tem gerado muitas dúvidas sobre as maneiras de prevenção e combate. Por isso, respondemos as principais dúvidas e separamos dicas lúdicas para explicar às crianças o que está acontecendo e como elas podem ajudar a prevenir.

O que é?

É um novo vírus que tem causado doenças respiratórias. Seus sintomas se parecem muito com os de um resfriado comum, assim como sua transmissão, que acontece por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, contato com objetos e superfícies contaminadas e contato pessoal próximo como toque ou aperto de mão.

Geralmente esse vírus causa infecções de respiratórias brandas a moderadas. Os primeiros sinais podem ser tosse e febre, e ao longo do desenvolvimento da doença pode causar também falta de ar e dor de garganta.

Para se proteger, é preciso reforçar cuidados como:
– Lavar bem as mãos;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar e tossir;
– Evitar tocar nariz, olhos e boca;
– Usar lenços descartáveis para higiene nasal;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato com pessoas que apresentem sinais da doença;

Como explicar para as crianças?

Para proteger as crianças, é preciso explicar o que está acontecendo. Devido ao grande volume de informação divulgada na mídia sobre a doença, é possível que elas se sintam assustadas e confusas. Por isso, é importante que elas recebam algumas explicações.

Para falar sobre um assunto sério como esse, é possível usar uma linguagem lúdica. Explicando, por exemplo, que o vírus é um “bichinho invisível” que trabalha viajando. Para explicar a situação que estamos vivendo, é possível dizer que existem “milhares deles viajando nesse momento”.

Para que entendam a importância de certos cuidados básicos, explique que “nas viagens, por vezes, é preciso achar um lugar pra dormir, e eles gostam de dormir nas mãos, mas, nesse momento, podem entrar no corpo e deixar as crianças doentes”. 

A linguagem lúdica é uma aliada nesse momento. Com ela, é possível ensinar a cuidar bem da saúde desde cedo, ao incentivar que as crianças usem álcool gel lavem as mãos e aceitem melhor as as etapas de prevenção da doença. Invista nela!

O que fazer em caso de suspeita?

Caso os sintomas sejam identificados, procure um médico para fazer o diagnóstico. E mantenha-se sempre informado. Acesse nosso Instagram e saiba mais sobre o coronavírus e as maneiras de preveni-lo!