Como trabalhar música em sala de aula?
16/12/2020
musica-escola



Música estimula os alunos: ajuda a desenvolver a memória auditiva e a compreender melhor os conteúdos, entre outros benefícios. Você pode praticar atividades musicais em diversas disciplinas. O contato com a música traz discussões sobre ritmo, melodia, verso e poesia. Olha tudo que dá para fazer!

Música brasileira

Escutar com atenção letras de músicas nacionais pode ser uma aula de história! Como atividade, proponha contextualizar a canção com a época, a região, os grupos sociais e seus costumes. Vale também interpretar as gírias e metáforas utilizadas na letra, o que pode gerar conversas sobre política e cultura. 

O professor, é claro, deve analisar as músicas mais adequadas ao perfil e a faixa de idade da turma para maior possibilidade de aprendizado e engajamento.

Música clássica

Há pesquisas que associam escutar o gênero musical com benefícios para o nosso corpo. Uma delas aponta que escutá-lo com frequência ajuda a prevenir as doenças neurodegenerativas. Trabalhar música clássica em sala significa levar aos alunos um gênero complexo, que impressiona pela riqueza de detalhes e instrumentos envolvidos. É um mundo para se descobrir a cada vibrato, sopro ou acorde!

Para ter acesso a repertório e discussões sobre o tema, uma dica: um programa veiculado na Rádio MEC, o Blim-blem-blom apresenta música clássica, seus compositores e elementos às crianças. É possível ouvi-lo gratuitamente.

Criatividade

Ser inovador estimula o raciocínio e é importante em qualquer carreira. A música promove a criatividade porque convida o aluno a propor e testar novas ideias. Para trabalhar a música de forma imaginativa, é possível fazer música em grupo, utilizar objetos que fazem sons, criar paródias, fazer canções sobre temas inesperados… Deixe a criatividade fluir!

RITMOS

Fruir uma música em sua totalidade envolve atenção ao ritmo! E isso é algo que pode ser ensinado. Recrie uma música com copos, brinque de adivinhar a canção pela batida de palmas, dançando ou testando um instrumento disponível.

O Portal Conquista conta com áudios para trabalhar com os alunos e orientações sobre como eles podem ser utilizados em sala. Uma ótima forma de incentivar seus alunos a desenvolver o gosto pelo mundo da música, né?

Quer ter acesso a mais dicas de atividades para a sala de aula? Continue nos acompanhando por aqui e pelas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.